Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2010 - 08h28

Com número recorde de inscrições,1ª fase da Unicamp é aplicada hoje; saiba o que levar

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aplica neste domingo a primeira fase do vestibular 2011. A prova acontece das 13h às 18h. A orientação da universidade é que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 h. Os portões serão fechados às 13h. Nos Estados onde não há horário de verão, a Comvest --responsável pela prova da Unicamp-- seguirá o horário local e não o horário de Brasília. A duração da prova da primeira fase será de cinco horas.

Consulte o local de prova da primeira fase
Conheça a página da Folha no Facebook
Acompanhe a Folha no Twitter

O vestibular será aplicado em 24 cidades do país: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Neste ano, 57.201 candidatos disputam uma das 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Segundo a Comvest, o número é recorde de inscrições.

A partir deste ano, na primeira fase, o candidato deverá produzir três textos de gêneros diversos, todos obrigatórios. O número de questões passará de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha.

As questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio segundo a seguinte distribuição: 12 questões de matemática, 18 questões de ciências humanas e artes e 18 questões de ciências da natureza.

A Comvest deve divulgar no dia 20 de dezembro a lista dos candidatos aprovados na primeira fase e locais de prova da segunda fase que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2011. Serão aplicadas três provas de 24 questões dissertativas.

As provas de habilidades específicas, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música serão realizadas em Campinas (93 km de SP) entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2011. A primeira chamada será divulgada dia 7 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deverá ser feita no dia 10 de fevereiro.

O QUE LEVAR

Os candidatos deverão levar duas fotos coloridas 3X4, datadas e tiradas em 2010 (com nome e número de inscrição anotados no verso), o original do documento indicado na inscrição, lápis, caneta azul ou preta, borracha e uma pequena régua. Só será permitido o uso de caneta esferográfica transparente nas cores azul ou preta.

Os candidatos não precisarão levar o comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento no dia da prova.

É vedada a utilização de calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora, bem como é proibido o uso de boné ou chapéu, ou quaisquer outros materiais estranhos à prova.

CONCORRÊNCIA

A relação candidato vaga subiu: 16,6 neste ano contra 16,1 no passado. Medicina é o curso mais concorrido, com 104 candidatos por vaga. Em seguida, estão Arquitetura e Urbanismo (71,5 candidatos por vaga), Medicina na Famerp (63 candidatos por vaga) e Comunicação Social e Midialogia (38,7 candidatos por vaga).

Este ano, 14.950 candidatos (26,1% do total) fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino, percentual maior do que o do ano passado (25,4%). Os que se declararam pretos, pardos ou indígenas somam 8.638 inscritos (15,1%).

Também cresceu a adesão ao programa de ação afirmativa da universidade, que concede 30 pontos adicionais aos candidatos que fizeram todo o ensino médio em escola pública e outros dez pontos a mais para aqueles que, além disso, se declararem pretos, pardos ou indígenas. O percentual subiu de 23,4% para 25,6%, o que corresponde a 14.664 inscritos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página