Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2011 - 18h27

Inep cancela avaliação de quatro cursos por suspeita de fraude

Publicidade

LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLIA

O Inep (instituto ligado ao Ministério da Educação) cancelou a avaliação de quatro cursos de direito após suspeita de fraude. O professor que participou da avaliação desses cursos é suspeito de ter apresentado diplomas falsos de mestrado e doutorado, segundo o instituto.

OAB divulga 90 faculdades sem aprovados em exame
Haddad diz que supervisão de cursos continuará pelo Enade

Sem essa qualificação, o professor não estaria habilitado para analisar a qualidade dos cursos, de acordo com o Inep. O caso foi encaminhado para o Ministério Público e para a Polícia Federal.

O professor, que não teve o nome divulgado, foi credenciado pelo Ministério da Educação. Após uma denúncia anônima, por telefone, o Inep passou a investigar o docente, que dava aulas em duas universidades do Rio de Janeiro.

Ao descobrir que os diplomas apresentados eram falsos, o instituto cancelou todas as avaliações feitas pelo professor.

Foram atingidos pela decisão os cursos de direito da PUC (SP), da Faculdade Unime de Ciências Jurídicas (BA), da Faculdade Divinópolis (MG) e da Faculdade de Americana (SP).

Segundo o Inep, mais medidas de segurança serão tomadas para o credenciamento de professores.

A partir deste mês, será feito o cruzamento de dados de formação acadêmica fornecidos pelos avaliadores com o banco de dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página