Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
11/12/2011 - 08h45

Agenda classe A

Publicidade

ADRIANA KÜCHLER
COLUNISTA DA sãopaulo

Grupo usa Facebook para trocar dicas finas, de cabeleireiro em Paris a babá em Miami

Ilustração Adriana Komura/Folhapress
AGENDA CLASSE A - Grupo usa Facebook para trocar dicas finas, de cabeleireiro em Paris a babá em Miami

Dicas de "babysitter" em Miami ou babá que tenha visto para os EUA? 57 comentários. Cabeleireiros em Paris? 13 indicações. Conselhos milagrosos para tratar furúnculo? 22 respostas. Ecléticas e preciosas, as dicas não podem ser encontradas num livro nem no Google, mas num grupo "secreto" que abastece no Facebook a Agenda Black.

Água benta
Com 3.000 integrantes, o grupo é formado basicamente por mulheres de classe "AAA" (empresárias, mães "full time", advogadas e afins), que trocam informações sobre viagens, educação, saúde, estética e compras. O último hit entre as "ablackers", como elas se denominam, é a indicação de uma garrafinha de água benta, por R$ 20, como lembrança de Natal.

Um milhão de amigos
Christine Bilton, a Titina, 39, publicitária que vive "de ser mãe", criou a agenda há 45 dias, para ser um "lugar seguro" para troca de dicas, e o projeto cresceu. Chamou 300 amigas que viraram 3.000. Só entram amigos e amigos de amigos: 900 estão na fila. Titina deixou a Folha entrar desde que nomes dos integrantes não fossem revelados.

Bolso aberto
"Pessoas generosas, de famílias importantes, que fazem trabalhos filantrópicos, podem falar ali sobre dicas de Saint-Tropez sem ficar com remorso." O próprio grupo faz filantropia. Pôs à venda, por R$ 150, uma agenda em branco para anotar dicas: venderam 220 em dois dias, com renda revertida para a Casa Hope.

Feito tatuagem
Para além das dicas práticas, o grupo serve para aconselhamento. Questões como fazer ou não tatuagem depois de certa idade viram longas discussões. Boas dicas e contatos viram arquivos permanentes, com tópicos que vão de motoristas em Miami a livros, médicos e até padres.

Velocidade da luz
"As informações chegam quase na velocidade da luz para quem faz parte da Agenda Black", diz Flavia Caltabiano, dona do blog Tudo em Miami. "Estou viciada", afirma Maria Rita Pikielny, sócia do P.J. Clarke's, que vai sediar o primeiro encontro real das trocadoras de dicas virtuais. "Tem ótimas dicas, de regimes que funcionam a boas empregadas, coisas que hoje são as mais difíceis de achar."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página