Publicidade
Publicidade
Conheça a história de Paulo Goulart, o grande curioso de SP
Publicidade
ANDRÉ LOBATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Há 25 anos, Paulo Goulart, 57, lê, sem café nem lupa, jornais do século 19. "É meu passaporte para a fantasia", sorri. O hábito chega a ser diário dependendo da pesquisa que ele resolve fazer, que pode ser sobre temas tão variados quanto a trajetória da criação dos "jingles" e a rede de águas pluviais da cidade.
A predileção por esse século --no qual o Brasil entrou colônia e saiu potência regional-- surgiu quando ele pesquisava o uso de recursos gráficos em jornais para a Secretaria Municipal de Cultura, onde trabalhava.
Maria do Carmo/Folhapress |
Paulo Goulart, o grande curioso apaixonado pelo século 19, autor de "Noticiário Geral da Photographia Paulistana" |
O levantamento burocrático se transformou em paixão e ganhou forma com o livro "Noticiário Geral da Photographia Paulistana" (Imesp-CCSP, R$ 75, 340 págs.), sobre a história da fotografia na cidade de 1839 a 1900. A obra lhe rendeu o troféu do 50º Prêmio Jabuti de Arquitetura, Urbanismo, Fotografia, Comunicações e Artes. Hoje, fica na sala de casa, em Vargem Grande Paulista (44 km ao sul de SP), com outros cacarecos antigos.
Paulo gosta de ser definido como um grande curioso. "Meu foco é uma viseira de 360º." A pesquisa inicial rendeu ideias para cerca de 40 projetos historiográficos. "Depois que ele ganhou o Jabuti, decidimos que esse material não pode ficar atrás das prateleiras", afirma Marisa de Paula Souza, 59, sua mulher.
Os documentos estão organizados em grandes estantes. "Aqui não tem nada da semana passada", conta ela. Além dos jornais, outras fontes de informação para seus projetos são livros, fotografias, documentos, partituras musicais e discos.
Algumas pesquisas são vendidas como brindes corporativos pela editora do casal, a A9. Outras viram livros como "Música e Propaganda" (A9, R$ 65, 120 págs.), lançado em agosto, que retrata a gestação dos "jingles" publicitários no país. Lojas encomendavam melodias e as distribuíam com o nome de suas marcas.
Se o surgimento da propaganda foi melódico, a construção do viaduto do Chá representou debate público ruidoso. Não fosse a ousadia do francês Jules Martin, conta o pesquisador, dificilmente o projeto sairia do papel. A história desse "super- empreendedor" da época também está na gaveta de futuros projetos.
Em breve, Paulo pretende lançar mais dois livros, um sobre a febre de colecionar figurinhas --que, no início, vinham com imagens de navios, mulheres com pouca roupa e figuras ilustres-- e outro sobre o nascimento do brinde comercial.
Pai de dois filhos e leitor de um tipo de jornal com poucas fotos e muitas letras miúdas, Paulo diz que a curiosidade se revela na minúcia. "Às vezes, é na última palavra que está o que interessa."
+ CANAIS
- Acompanhe a revista sãopaulo no Facebook
- Acompanhe a revista sãopaulo no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
- Conheça a página da Folha no Facebook
+ NOTÍCIAS NA REVISTA SÃOPAULO
- Mais pessoas se casam pela segunda vez em São Paulo
- Rito matrimonial se diversifica em São Paulo
- Lojas de roupas da rua São Caetano têm bons preços e opções
+ NOTÍCIAS NA REVISTA SERAFINA
- "Filmar 'W.E' serviu de terapia", revela Madonna
- Autor de obra que inspirou "Tão Forte e Tão Perto" ignora Oscar
- Ser um "sex symbol" é um mérito, afirma Claudia Ohana
Livraria
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Fica, vai ter bloco! Carnaval em SP atrai 495 grupos neste ano; descubra quais não dá para perder
- Kuniko Yohana, do 'Pastel da Maria', tem 50 anos de feira e uma verdadeira linha de produção
- Conheça sete lugares para se divertir com jogos de tabuleiro em SP
- Jornalista vira motorista do Uber e ganha R$ 1,2 mil em três meses
- Veja medidas de roupas e calçados dos EUA e suas equivalentes no Brasil
+ Comentadas