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13/06/2012 - 09h00

Motos "ninja" com preço de compacta ganham as ruas de São Paulo

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LÍVIA SAMPAIO
DE SÃO PAULO

"Cara, que moto é essa?". O modelo Alex Schultz, 29, cansou de ouvir essa pergunta quando passeava em São Paulo com sua Kawasaki Ninja 250R, ou "Ninjinha", para os íntimos.

Lucas Lima/Folhapress
Corrida com motos de baixa cilindrada no autódromo de Interlagos
Participantes da Copa Ninja se preparam para a largada em suas motos de baixa cilindrada, no autódromo de Interlagos

"Eu ia pela marginal Pinheiros e a galera desacreditava quando eu dizia que era uma 250." Caso você não manje nada, na escala das motos, 250 cilindradas é considerado pouco para uma autêntica "racing", usadas em circuitos profissionais.

Hoje piloto, o modelo não desfila mais com sua moto pelas ruas da cidade, só nas pistas. No domingo (3), ficou em segundo lugar entre 43 donos de "Ninjinha" que correram no autódromo de Interlagos.

A moto de Alex faz parte de um gênero em desenvolvimento no país com foco em grandes capitais como São Paulo. Experimente começar a olhar para o lado no trânsito. Elas estarão lá, nada camufladas entre as mais de 945 mil motocicletas paulistanas, nas contas do Detran.

Com jeitão de superesportivas, as chamadas "superbikes acessíveis" são sucesso na Europa há alguns anos, com máquinas de até 50 cilindradas, e começam a pegar no Brasil. Por aqui, o estilo é representado por quatro modelos, dois deles lançados neste ano.

O preço de compacta é garantido graças às 250 cilindradas. Os valores orbitam na casa dos R$ 15 mil, sendo que uma moto de corrida, digamos, "de verdade", como a Ninja ZX-10R, chega a R$ 60 mil --sem falar que domar uma máquina de mil cilindradas exige mais habilidade.

"São uma boa opção para começar", diz Alex Barros, maior campeão brasileiro de motovelocidade, que hoje mantém uma escola de pilotagem.

Além de corredores iniciantes, a intenção principal é fisgar usuários urbanos, que circulam com a moto para estudar, trabalhar e, aos finais de semana, viajar. Ou ambos.

"O dono pode usar a moto que vai todo dia para a faculdade e, com alterações reversíveis, como adesivos, vir correr aqui [em Interlagos]", diz Ricardo Suzuki, gerente de planejamento da Kawasaki.

HOLOFOTES

Nas ruas, as motos são como holofotes. "Você não passa despercebido em nenhum farol. Teve um sujeito que foi atrás de mim dentro da farmácia para saber da moto", conta o advogado José Carlos Scagliusi, 58.

Há três semanas, ele trocou sua "scooter" por uma Honda CBR 250R e sentiu na pele o efeito ímã. Gostou, mas acabou voltando para o modelo antigo por não se adaptar à nova posição de direção, com as costas mais inclinadas. "Como operei os ombros, senti um pouco. Uma pena."

Entre as recém-lançadas, em abril chegou a Honda CBR 250R, com mais de 6.700 vendas previstas para este ano, e, em janeiro, a Dafra colocou no mercado a sua Roadwin.
A dupla agora concorre com as veteranas "Ninjinha", mais vendida da Kawasaki (4.488 emplacamentos no país em 2011), e a Comet 250R, da Kasinski, que quase triplicou as vendas entre 2008 e 2011, passando de 1.402 para 4.016 emplacamentos no Brasil. A Comet foi a escolha do fotógrafo Marcos Cabral, 36. "Todo mundo olha, mas isso não é problema."

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Fotos Divulgação
 

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