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"Os clientes precisam de mais educação de mercado", avalia estilista da Forum
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KÁTIA LESSA
DE SÃO PAULO
Com inspiração náutica, a Forum apresentou sua coleção durante o segundo dia da São Paulo Fashion Week. Há dois anos como estilista da marca, Marta Ciribelli falou com a sãopaulo:
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sãopaulo - Por quais águas navega a moda brasileira?
Marta Ciribelli - É um momento bem complexo, mas bom. Agora, as marcas precisam demarcar território, mas pelo menos atingimos uma maturidade em termos de criação. As empresas precisam saber para quem vão vender e os clientes precisam de mais educação de mercado. Precisam saber valorizar um bordado, entender que aquele tecido é especial e saber aonde ir quando precisam de uma bela camisa ou um vestido específico.
Estamos passando por uma tempestade?
Já passamos por piores. Há seis anos não sabíamos para onde estávamos indo. Hoje, sentimos que existe um orgulho do produto nacional. Mesmo aquela mulher que viaja e compra roupa no exterior já entende que o valor de um paletó "bacanudo" feito aqui e gasta com isso.
Qual a saída para o mercado não afundar?
Existe uma competição ingrata, por exemplo com a China. Acho maravilhoso poder comprar um tecido importado e usar sem culpa na minha coleção. Mas seria legal também se a moda tivesse incentivo fiscal como acontece com outras áreas. A industria ainda é a questão mais delicada, precisamos de apoio.
A Forum é uma das poucas marcas que se sustentam comercialmente por muitos anos. Qual o segredo do porto seguro?
As nossas vendas na área de jeans ajudam a sustentar os outros produtos. Por incrível que pareça homem compra muito jeans. Acho que sabemos falar com a mulher brasileira, sabemos o que ela gosta. Decotes, cor, acessórios e tamancos. O desfile nem começou e as pessoas já estão loucas pelos nossos tamancos.
Gabo Morales - 13.jun.2012/Folhapress | ||
A marca Forum, da estilista Marta Ciribelli, apresentou coleção com inspiração náutica durante o segundo dia da SPFW |
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