Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
07/04/2013 - 02h30

É Tudo Verdade completa 18 anos; confira destaques do festival

Publicidade

ANA ELISA FARIA
DE SÃO PAULO

Em 2013, o festival internacional É Tudo Verdade completa 18 anos e, até o próximo domingo (14), exibe 82 documentários --entre curtas, longas e médias-metragens-- oriundos de 26 paises.

Gratuita, a mostra está em cartaz espalhada por cinco endereços de São Paulo: CCBB, Cine Livraria Cultura, Cinemateca Brasileira, MIS e Reserva Cultural.

Abaixo, confira seis destaques do evento selecionados pela sãopaulo.

*

CIDADE DO SOM
Dave Grohl, líder da banda Foo Fighters, estreia na direção com esse documentário que resgata a história do Sound City, lendário estúdio norte-americano por onde passou boa parte da história da música pop atual e de onde saíram álbuns celebrados, como "Nevermind", do Nirvana, e "Unchained", de Johnny Cash.

Seg. (8) no Reserva Cultural às 14h.

O UNIVERSO GRACILIANO
Sessenta anos após a morte de Graciliano Ramos (1892-1953), autor de clássicos literários como "Angústia" e "Vidas Secas", Sylvio Back ("A Guerra dos Pelados") faz um retrato da vida e da obra do escritor alagoano por meio de imagens e de depoimentos de amigos, contemporâneos e parentes, como Oscar Niemeyer (1907-2012).

Sex. (12), Cine Livraria Cultura, 13h.

OS CAPITÃES
O canadense William Shatner, primeiro intérprete do capitão James Kirk, da cultuada série "Jornada nas Estrelas", sai à procura dos cinco atores que o sucederam no comando da nave Enterprise em seriados e filmes baseados no programa de TV que fez sucesso entre os anos 1966 e 69. Entre eles estão o jovem Chris Pine e o veterano Patrick Stewart.

Hoje (7), CCBB, 18h. Dom. (14), Cine Livraria Cultura, 15h.

QUARTO 237
O documentário de Rodney Ascher explora lendas e interpretações de simbologias e referências místicas supostamente colocadas por Stanley Kubrick em "O Iluminado", cultuado terror protagonizado pelo astro Jack Nicholson. Na obra de Ascher, alguns fanáticos e estudiosos do longa de 1980 contam suas teorias sobre as possíveis mensagens subliminares deixadas pelo diretor em sua adaptação do livro homônimo de Stephen King.

Hoje (7) no Cine Livraria Cultura às 19h. Dom. (14) no Cine Livraria Cultura às 21h.

RETROSPECTIVA DZIGA VERTOV
Precursor do cinema documental e apelidado de pai do gênero, o russo Dziga Vertov (1896-1954) --conhecido por filmes como "O Homem da Câmera de Filmar ", "A Sexta Parte do Mundo", "Entusiasmo" e "Três Canções sobre Lênin"-- é o principal homenageado da 18ª edição do evento. Com cópias raras de suas obras em 35 mm, a retrospectiva do cineasta reúne 11 títulos que serão exibidos em oito programas distintos do festival.

CCBB e Cinemateca Brasileira em vários dias e horários Confira site oficial do evento.

SÃO PAULO MINIATURA
Com quase sete minutos de duração, o curta-metragem dirigido por Wiland Pinsdorf convida o espectador a olhar a capital paulista --e seus conhecidos cenários, como o Memorial da América Latina e o edifício Copan-- sob uma perspectiva diferente: de fora e do alto e rumo ao interior da cidade.

Qua. (10) no Reserva Cultural às 14h.

Leia entrevista com o diretor Wiland Pinsdorf

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página