Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
05/07/2010 - 10h16

Restauração do Cultura Artística depois de incêndio pode ser vista pelo público

Publicidade

NATÁLIA ZONTA
DE SÃO PAULO

Aos poucos, as pastilhas voltam ao tom original. Para tanto, restauradores esfregam os delicados pedaços de vidro que compõem o painel (48 m x 8 m) de Di Cavalcanti (1897-1976). O trabalho de reconstrução do teatro Cultura Artística, destruído em agosto de 2008 por um incêndio, está em sua fase mais manual. E, agora, é possível ver de perto a transformação da luxuosa fachada.

Leonardo Wen/Folhapress
Restaurador trabalha no mosaico "Alegoria das Artes" (1949), de Di Cavalcanti, na fachada do Teatro Cultura Artistica
Restaurador trabalha no mosaico "Alegoria das Artes" (1949), de Di Cavalcanti, na fachada do local

Desde a última terça-feira seis câmeras fazem da rotina dos 14 restauradores um verdadeiro Big Brother. Na calçada na rua Nestor Pestana, na região central, um monitor mostra os artesãos nos andaimes e na oficina. Em outra tela, a história do teatro é contada com depoimentos e imagens históricas. Para completar, no lugar dos tapumes estão painéis com fotos da época da construção do espaço. A mostra gratuita ficará no local até o fim do restauro do mosaico, o que deve ocorrer daqui um ano. Para subir na plataforma onde os restauradores trabalham e ouvir explicações sobre as intervenções é preciso agendar uma visita (tel. 5083-4360).

Ajuda internacional

A recuperação do painel começou em junho e teve consultoria do italiano Paolo Racagni, conhecido por seus trabalhos em Ravena, na Itália, cidade referência nesse tipo de obra.

O especialista ajudou a identificar os problemas do painel: fissuras, infiltrações e mudanças feitas durante um restauro executado na década de 1970, que mudou cores e linhas. "É preciso respeitar, inclusive, essas alterações. Elas fazem parte da história do painel", afirma. Para ele, a obra deve voltar a ser como antes. "É preciso considerar que estamos numa área de tráfego intenso e que a fachada deve ter se movimentado após o incêndio. Mas, estruturalmente, ela está em bom estado."

Na última semana, Isabel Ruas, arquiteta responsável pelas intervenções, descobriu mais obstáculos. "Há vigas enferrujadas. Teremos de consultar mais especialistas".

O restauro do mosaico faz parte da primeira fase da reconstrução do teatro, orçada em R$ 1,7 milhão. No total, serão gastos cerca de R$ 75 milhões, parte deles captados com ajuda da Lei Rouanet, que permite que empresas destinem parte do Imposto de Renda a projetos culturais.

A próxima fase da obra vai derrubar a antiga estrutura. Segundo Gérald Perret, superintendente da Sociedade Cultura Artística, nesse período, a restauração não vai parar.

A princípio, o novo teatro seria entregue em 2012, centenário da Associação Cultura Artística. "Não contávamos com tanta burocracia. Esperamos dois meses por uma autorização para podar uma árvore. Devemos adiar para 2013", afirma Perret.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página