Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
13/09/2011 - 14h05

Sommelier de cachaça recomenda lugares para apreciar a bebida

Publicidade

LUCAS SAMPAIO
DE SÃO PAULO

Apesar de o projeto de lei que institui 13 de setembro como o Dia Nacional da Cachaça ainda aguardar aprovação na Câmara dos Deputados, a data já é comemorada pelos apreciadores da aguardente da cana.

Patricia Araujo/Folhapress
Jairo Martins da Silva, "cachacista", recomenda onde degustar a bebida no Dia Nacional da Cachaça
"Cachacista" Jairo Martins da Silva (foto) recomenda onde degustar a bebida em São Paulo, no Dia Nacional da Cachaça

Para os que quiserem prestigiar a bebida, o "cachacista" --ou sommelier de cachaça-- Jairo Martins da Silva, 61, que atua como consultor, indica locais onde a bebida é valorizada.

Engenheiro elétrico formado pelo ITA com pós-graduação pela Universidade Duke (EUA), Jairo resolveu se dedicar a um antigo hobby ao se aposentar da vice-presidência mundial da Siemens, na Alemanha, em 2008.

"É comum o cliente pedir uma caipirinha e o garçom perguntar se é de vodca", diz. "Não sabemos vender a nossa genuinamente brasileira cachaça."

*

1. Consulado Mineiro
"Restaurante de comida mineira que harmoniza perfeitamente com a carta de aproximadamente cem tipos de cachaça dos diversos Estados brasileiros. Oferece também caipirinha e outros coquetéis preparados com frutas."
Pça. Benedito Calixto, 74, Pinheiros, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3088-6055.

2. Mocotó
"Restaurante de tradicional e exótica culinária pernambucana, possui uma das mais completas cartas de cachaças, com mais de 400 rótulos. É o único de São Paulo que tem um 'cachacista' [sommelier de cachaça] experiente, capacitado para indicar a cachaça que harmoniza com determinado prato."
Av. Nossa Senhora do Loreto, 1.100, Vila Medeiros, zona norte, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2951-3056.

3. Bar do Juarez
"Bar com estilo de boteco e grande variedade de porções e petiscos. Tem mais de 80 marcas de cachaças de quase todas as regiões do Brasil."
Av. Jurema, 324, Indianópolis, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5052-4449.

4. Bar Cacilda
"Oferece porções e petiscos variados, sem uma linha de cozinha específica. Tem mais de 60 rótulos de cachaças das várias regiões brasileiras."
R. Tito, 217, Vila Romana, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3679-2044.

5. Cervejaria São Jorge
"Além da magnífica feijoada, serve porções e petiscos tradicionais brasileiros. Possui pouco mais de 30 rótulos de cachaças que harmonizam perfeitamente com o cardápio."
Pça. Antônio Prado, 33, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3107-0123.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página