Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2010 - 13h43

Aplicativo extraoficial habilita Flash em iPhone, iPad e iPod

Publicidade

DE SÃO PAULO

Um aplicativo extraoficial chamado "Frash" habilita o iPhone, iPad e iPod Touch a visualizar conteúdo em Flash. Historicamente, a Apple bloqueia a plataforma Flash em seus portáteis.

O Flash é um protocolo multimídia da Adobe extensamente usado na internet que serve para adicionar elementos animados nas páginas, desde propagandas e jogos até vídeos.

Reprodução
Reprodução da página principal do Youtube, site de vídeos que usa flash e, assim, é bloqueado do iPhone, iPad e iPod
Reprodução da página principal do Youtube, site de vídeos que usa flash e, assim, é bloqueado no iPhone, iPad e iPod

O Youtube, por exemplo, depende do Flash para rodar vídeos. Para acessá-lo por meio do iPhone, iPad ou iPod Touch, há um aplicativo específico para o Youtube, não sendo possível visitar o site por meio do navegador.

"Frash", o aplicativo que libera o Flash nos portáteis da Apple, ainda possui funcionalidades limitadas e demanda um aparelho desbloqueado. O desbloqueio (chamado "jailbreaking") foi legalizado em 27 de julho, mas programas obtidos ilegalmente ainda são proibidos. Como o "Frash" é gratuito, instalá-lo não é ilegal.

Em abril deste ano, a Apple se pronunciou publicamente em seu site americano a respeito do veto ao Flash, argumentando que, entre outros fatores, o protocolo não é seguro e que exigiria demais da bateria do aparelho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página