Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2010 - 09h10

Redes sociais são o shopping do futuro

Publicidade

ROSELI ANDRION
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LONDRES

Empresas e grifes estão cada vez mais experimentando as redes sociais como plataforma de divulgação de seus produtos e até de comércio. Ganham um contato mais próximo com o cliente e este, por sua vez, aprende mais sobre os produtos e serviços da empresa. O tema foi discutido na conferência ad:tech London, realizada na semana passada.

Os números mostram a importância de Facebook, Twitter e assemelhados: pesquisa da Nielsen indica que 74% das pessoas que têm acesso à internet em todo o mundo usam redes sociais. E elas passam em média 5h27min33s por mês navegando nesses ambientes.

Cyril Zimmerman, presidente do Hi-media Group, dono do Fotolog no Brasil (fotolog.com.br), disse que "as redes sociais são um grande shopping em que as empresas podem expor seus produtos para atrair o interesse do consumidor".

Nessa mesma linha de raciocínio, Shiva Rajaraman, gerente de produto do Twitter, lembra da forma escolhida pela Disney/Pixar para promover o filme "Toy Story 3". Em junho, a empresa foi pioneira ao usar o primeiro "trending topic" (assunto mais comentado) patrocinado. Um clique nele levava o usuário para tuítes que mencionavam o filme, da mesma forma que num TT normal.

"Agora, o que importa é a forma como se cria e compartilha conteúdo, e também como esse conteúdo torna nossas vidas mais simples e interessantes", avalia Chris Buckley, diretor da agência digital Five by Five.

E a experiência do cliente já está sendo mais interativa. Marcas como a Asos, que faz roupas, já estão colhendo os frutos: a empresa teve um aumento de 15% nas vendas depois que começou a interagir com os clientes no Facebook.

"As redes sociais representam a transição do modelo de publicidade de mão única para a conversa de mão dupla com o cliente. Isso adiciona valor ao produto e traz segurança ao consumidor", reforça Kristin Hersant, vice-presidente de marketing corporativo da StrongMail Systems, empresa especializada em marketing on-line.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página