Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2010 - 10h05

Nintendo 3DS já tem data para chegar ao mercado

Publicidade

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ver efeitos 3D sem precisar usar óculos especiais? Parece improvável, mas é a "mágica" que o 3DS, portátil da Nintendo, é capaz de fazer.

A companhia japonesa anunciou que o aparelho vai chegar às lojas do Japão em 26 de fevereiro, pelo equivalente a US$ 300.

Nos Estados Unidos, o portátil chega no mês seguinte, ainda sem dia e preço divulgados.

Mike Nelson -15.JUN.10/Efe
Modelos demonstram novo console portátil 3D da Nintendo hoje, na conferência de games E3, em Las Vegas
Modelos demonstram novo console portátil 3D da Nintendo hoje, na conferência de games E3, em Las Vegas

A respeitável linha de títulos feitos sob encomenda para o 3DS já reúne algumas das principais franquias do mercado, como Mega Man, Ridge Racer, Resident Evil, Metal Gear Solid, Driver, Dead or Alive e por aí vai. Da Nintendo, além de Paper Mario e Mario Kart, há remakes de Star Fox 64 e de Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Além disso, o 3DS já vai chegar com alguns milhares de jogos à disposição, pois o portátil será compatível com todo o acervo do Nintendo DS. Porém, vale destacar que tais games não serão exibidos com efeitos 3D.

O 3DS, assim como os portáteis da série DS, possui duas telas. A diferença da próxima versão é que a tela superior tem proporção de tamanho wide e consegue exibir o 3D estereoscópico. A tela inferior continua sensível ao toque.

Há uma alavanca ao lado da tela superior que permite ajustar --e até desativar-- a exibição das imagens tridimensionais. Durante a E3, em junho, a Folha testou o portátil, mas conseguiu jogar apenas o remake de Star Fox 64 -a maioria das demonstrações era de vídeos interativos de jogos variados.

Mesmo assim, foi o suficiente para comprovar que o efeito prometido funciona de forma convincente e empolgante. A sensação de profundidade em relação ao cenário renova a experiência de jogar, assim como alguns objetos que parecem saltar para fora da tela.

A alavanca de ajuste do efeito 3D é útil, pois às vezes, ao manusear o portátil durante a jogatina, foi preciso "arrumar" também o visual tridimensional.

Outras novidades do 3DS incluem uma alavanca analógica e câmeras capazes de tirar fotos em 3D para exibir na tela do aparelho. Outro recurso útil é o StreetPass, que vai possibilitar que o portátil "troque" automaticamente dados e informações quando estiver próximo de outro(s). Os dados podem incluir fases, personagens e por aí vai.

Tantos predicados deixaram a Nintendo bastante otimista em relação à performance comercial do 3DS: a empresa espera vender 4 milhões de unidades até o final de março de 2011. É esperar para ver --em 3D.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página