Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2010 - 12h03

Games para o Kinect podem trazer benefícios cardiovasculares

Publicidade

AMANDA DEMETRIO
DE SÃO PAULO

Em pouco mais de meia hora brincando com o Ki­nect, dois personal trainers convidados pela Folha para testá-lo já estavam suando.

"É uma revolução, porque somos um pouco relutantes em relação aos games, já que eles limitam os movimentos. Nesse caso, é possível traba­lhar o corpo inteiro", afirma Ricardo Novo Lopes, perso­nal trainer e professor da Reebok Sports Club.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Lopes e Carlos Eduardo Bocetto Rosin, personal trai­ner e professor da academia Exito's, testaram o Kinect Ad­ventures, pacote que traz mi­nigames de aventuras e es­portes, e o Kinect Sports, que reúne modalidades como vô­lei de praia e atletismo.

Rosin avalia que algumas das atividades são de nível leve ou moderado, mas que alguns jogos podem exigir mais. Existem benefícios car­diovasculares e os exercícios não são ideais para a melho­ra do tônus muscular, segun­do o profissional.

Com relação à queima de calorias, não é possível esta­belecer um padrão, afirma Lopes. "Depende do tama­nho e do peso da pessoa e se entre um jogo e outro ela fica parada", diz.

Rosin afirma que, como em qualquer atividade física, é preciso tomar cuidados.

"Recomendo ter um acom­panhamento profissional da área de educação física. Se uma criança obesa de 15 anos ficar muito tempo jogando, fazendo os saltos ou a corrida do jogo de atletismo, isso po­de trazer complicações futu­ramente." É preciso preparar o corpo para a maratona de jogos, afirma o treinador.

Ainda segundo Lopes, de­ve-se afastar objetos próximos para que o jogador não se choque com eles.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página