Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2010 - 08h08

Nokia continua a apostar no Symbian

Publicidade

CARLOS OLIVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Symbian, principal sistema operacional usado pela Nokia, é o que possui a maior penetração no mercado mundial: estava presente em 41,2% dos smartphones vendidos no segundo trimestre deste ano, segundo a consultoria Gartner. Mas seu lugar no pódio está ameaçado, em especial com o crescimento do Android, do Google.

Em outubro deste ano, a Nokia perdeu apoio da Sony Ericsson, que anunciou que seus novos smartphones não virão com Symbian. A Samsung já tinha feito o mesmo, privilegiando seu próprio sistema, o Bada, e o Android.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

É nesse cenário que a Nokia lança o Symbian 3, versão mais recente do sistema, inaugurada no smartphone N8.

A Nokia aposta no suporte a multitoque e na nova interface, mais fluida do que a das versões anteriores. A tela inicial possui três páginas com seis espaços em cada uma para colocar aplicativos, tais como relógio, contatos rápidos, sites de notícia e tocador de música. Todo bloco possui o mesmo tamanho, contudo, o que prejudica alguns aplicativos. O do Twitter, por exemplo, mostra apenas um tuíte por vez e conta com botões pequenos.

MEEGO

O MeeGo é uma fusão dos sistemas operacionais Maemo, da Nokia, e Moblin, da Intel, e não é restrito aos smartphones -a primeira versão, lançada em maio deste ano, é para netbooks.
Embora seja mais uma arma contra os concorrentes, o MeeGo tem alguns pontos nebulosos em sua história. Em junho deste ano, a Nokia disse que seus smartphones de ponta viriam com o MeeGo instalado. Contudo, confirmou depois que um celular com o sistema só deve dar as caras no primeiro semestre de 2011. Em outubro, o então diretor de serviços do MeeGo, Ari Jaaksi, deixou a empresa e foi para a HP.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página