Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2010 - 09h09

Práticas aumentam segurança de donos de smartphones

Publicidade

AMANDA DEMETRIO
DE SÃO PAULO

Onde existem informações que podem render dinheiro, existem pessoas criando os mais diversos truques para roubá-las. Isso também vale no mundo dos computadores e dos smartphones, onde a criatividade dos cibercriminosos só cresce.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Os primeiros vírus para celular tinham o intuito de dificultar o funcionamento do aparelho, mas, nos últimos anos, registramos ameaças para fins de roubo. Tanto para roubar dados quanto para causar prejuízos financeiros", diz Fábio Assolini, da Kaspersky.

Assolini destaca que o download de aplicativos de ordem duvidosa é um dos grandes problemas da segurança móvel no Brasil. "No meio do programa baixado, pode vir um 'presentinho'."

Bruno Rossini, da Symantec, lembra também das ameaças mais simples, como os spams que chegam por SMS e dos sites para aparelhos móveis que podem tornar o usuário uma vítima.

E nenhuma plataforma está a salvo. José Matias Neto, da McAfee, ressalta que todos os sistemas estão vulneráveis aos ataques, mas são mais explorados os que são mais usados. No Brasil, Symbian e Windows Mobile correm mais risco.

Para prevenir os ataques, não existem práticas de segurança definitivas, mas alguns tipos de comportamento e programas podem deixar o usuário menos vulnerável.

Os especialistas consultados pela Folha recomendam que você tome cuidado com os aplicativos que baixa. Também é importante manter a conexão Bluetooth desligada, já que alguns vírus móveis usam o canal para ser transmitidos de um aparelho para o outro.

Outra dica é instalar um programa de antivírus no aparelho. Geralmente, esses tipos de programa também trazem outras funções úteis. Alguns deles permitem fazer backup dos dados do aparelho e rastrear o smartphone em caso de roubo ou perda.

Também é importante travar o aparelho com uma senha, principalmente se o usuário carrega nele informações confidenciais.

Ao visitar redes sociais, é recomendável não deixar a senha armazenada nos aplicativos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página