Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2010 - 14h10

França notifica Google por abuso no mercado de buscas

Publicidade

DE SÃO PAULO

Autoridades francesas notificaram o Google pela suscetibilidade a abusos devido à posição da companhia de Mountain View na posição dominante nas buscas on-line. As informações são do jornal "Financial Times" desta terça-feira.

Trata-se do primeiro movimento desta natureza feito por um órgão antitruste em relação ao Google.

Foram dez meses de investigação no mercado de publicidade on-line. Desencadeada pela Autoridade de Concorrência, órgão radicado em Paris, a investigação traz uma lista de possíveis abusos perpetrados pelo Google, além de alertar a companhia para que tome posturas mais responsáveis.

No mês passado, a Comissão Europeia abriu uma investigação sobre a companhia.

As autoridades francesas enfocaram nas propagandas relacionadas às buscas, cujo nome é Google Adsense, que permite aos anunciantes comprarem uma palavra-chave que, quando digitada na caixa de buscas, produz um link comercial ao longo dos resultados de busca.

A conclusão, de acordo com o jornal, é de que este tipo de anúncio representa um "mercado específico que não pode ser substituído por outras formas de comunicação".

A autoridade de competição francesa disse que há muitos outros fatores que indicam o Google enquanto detentor de posição dominante: percentagem no mercado de buscas (90% na França); e que a margem de lucro da companhia com propaganda on-line é de 35%

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página