Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2010 - 12h10

Com vendas do Torch, RIM tem resultado trimestral acima do esperado

Publicidade

DA REUTERS, EM TORONTO

Atualizado às 12h44.

O smartphone Torch, lançado pela Research In Motion (RIM) para concorrer com o iPhone da Apple, elevou o lucro trimestral da fabricante do BlackBerry para acima das projeções de analistas.

Na quinta-feira (16), a companhia afirmou esperar fortes resultados para o atual trimestre em decorrência das festas de fim de ano.

O lucro líquido da RIM avançou 45% no terceiro trimestre, beneficiado por maior crescimento fora da América do Norte.

O Torch, com tela de toque e teclado deslizável, foi distribuído para mais de 75 operadoras no trimestre passado, após lançamento junto à AT&T nos Estados Unidos em agosto. Uma promoção da AT&T, que oferece o produto por metade do preço desde o início de novembro, também impulsionou as vendas.

A companhia afirmou esperar lucro de entre US$ 1,74 e US$ 1,80 por ação no trimestre de dezembro a fevereiro, acima da previsão do mercado. A empresa estima receita de US$ 5,5 bilhões a US$ 5,7 bilhões para o período.

Divulgação
Imagens do Blackberry Torch, novo celular da RIM, que impulsionou o lucro da empresa
Imagens do Blackberry Torch, novo celular da RIM, que impulsionou o lucro da empresa

No trimestre encerrado em 30 de novembro, a RIM teve lucro líquido de US$ 911,1 milhões, ou US$ 1,74 dólar, com receita de US$ 5,49 bilhões.

O resultado superou a estimativa de analistas, que era de lucro de US$ 1,65 por ação e receita de US$ 5,4 bilhões, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

A companhia entregou 14,2 milhão de aparelhos BlackBerry no trimestre passado, volume que ultrapassou as estimativas de analistas e também os mais recentes números apresentados pela Apple para o iPhone.

Os mercados fora da América do Norte responderam por 48% da base de assinantes da empresa no período. A RIM está mirando países emergentes da América Latina e do sudeste asiático, com aparelhos de preço médio e pacotes de dados, além de aplicativos como o comunicador instantâneo BlackBerry Messenger.

Apenas um terço da receita da companhia foi proveniente dos Estados Unidos no trimestre, comparado a 57% um ano antes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página