Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2011 - 08h23

Cem usuários dominam dois terços da pirataria virtual, diz pesquisa

Publicidade

DE SÃO PAULO

Apenas cem usuários são responsáveis pela publicação de 66% do conteúdo disponível em redes de compartilhamento de arquivos ilegais e por 75% dos downloads, concluiu uma pesquisa da Universidade Carlos III de Madrid.

O estudo analisou mais de 55 mil arquivos dos principais portais de BitTorrent, o Pirate Bay e o Mininova.

Segundo a equipe responsável pela pesquisa, "o sucesso do BitTorrent se deve ao fato de que alguns poucos usuários tornam disponíveis um número grande de conteúdo em troca do recebimento de vantagens econômicas".

Outra conclusão do estudo é que há dois tipos de perfil de usuário.

O primeiro é o dos "publicadores falsos", que se dividem em organizações de combate ao compartilhamento de arquivo, que espalham uma grande quantidade de arquivos falsos para tentar frear a pirataria, e por usuários maliciosos que pretendem infectar computadores.

Já o segundo grupo, chamado de "maiores publicadores", oferece grandes quantidades de conteúdo com objetivo de obter lucro por meio de anúncios on-line e assinaturas VIP de usuários que buscam downloads mais rápidos.

O estudo conjectura que o tráfego do BitTorrent seria "drasticamente reduzido" se esses usuários perdessem o interesse nessa atividade ou fossem eliminados do sistema.

"Na nossa opinião, o sucesso do BitTorrent se deve à disponibilidade de conteúdos populares que são tipicamente protegidos por leis de direito autorais", escreveram os pesquisadores. "As pessoas que se arriscam a publicar esse material fazem isso porque recebem um benefício econômico em troca por fazer isso."

Segundo o TGDaily, o estudo dá cabo da ideia de que a maioria dos compartilhadores de conteúdo ilegal é motivada por uma "mentalidade de Robin Hood".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página