Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2011 - 17h20

Tecnologia de reconhecimento facial do Facebook levanta críticas

Publicidade

DA REUTERS, EM SAN FRANCISCO

O Facebook ampliou discretamente a disponibilidade de uso de sua tecnologia para identificar pessoas em fotos automaticamente, renovando preocupações sobre privacidade na rede social.

O recurso, que o Facebook disponibilizou automaticamente para usuários do site, foi expandido dos Estados Unidos para "a maioria dos países", afirmou o Facebook em seu blog oficial.

O recurso Sugestões de Marcação usa reconhecimento facial para acelerar o processo de marcar amigos e conhecidos que aparecem em fotos publicadas no Facebook.

O lançamento da tecnologia provocou desconfianças em algumas pessoas. A empresa de consultoria em Internet Sophos divulgou em seu blog que muitos usuários do Facebook estão dizendo que o site disponibilizou o recurso sem avisar.

"Novamente, parece que o Facebook está se erodindo a privacidade on-line de seus usuários ao ser discreto", afirmou Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia na Sophos.

Sobre a mensagem da Sophos, o Facebook afirmou em um comunicado por e-mail que "deveríamos ter sido mais claros com as pessoas durante o processo de lançamento no qual este recurso foi disponibilizado".

O comunicado afirmou que as sugestões de marcação de fotos são feitas somente quando novas fotos são adicionadas ao Facebook, que somente amigos são apresentados nas sugestões de marcação e que usuários podem desativar o recurso em suas configurações de privacidade.

A companhia não respondeu a pedido de comentário.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página