Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2011 - 14h02

E3 encerra edição após prever futuro dos sensores para games

Publicidade

DA EFE, EM LOS ANGELES

A feira Electronic Entertainment Expo (E3) de Los Angeles, reunião anual mais importante do setor de games, fechou na última quinta-feira (9) suas portas, após uma edição marcada pelas campanhas da Nintendo, Sony e Microsoft para convencer os jogadores a incorporarem seus sensores de movimento.

Até agora, os consoles como Wii (Nintendo), e os sistemas como Kinect (Microsoft) e Move (Sony) demonstraram ser muito bem-sucedidos na hora de atrair jogadores aleatórios e alavancar uma época de ouro na indústria apesar da crise econômica mundial.

Tal revolução na forma de jogar ampliou a base de consumidores dessas plataformas, mas deixou de lado o grupo que durante anos foi o principal patrocinador deste negócio, os usuários hardcore que buscam videogames altamente complexos e de grande resolução.

A feira E3 2011 serviu para conferir a integração dessas tecnologias em simuladores automobilísticos como Forza Motorsport 4 para Xbox 360, em que o Kinect detecta os movimentos da cabeça do usuário enquanto está ao volante e esportivos como NBA 2K12 para Playstation 3.

A estrela do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant, foi o encarregado de conferir na apresentação da Sony na segunda-feira (6) como os comandos Move de PS3 substituíram os tradicionais controles desse jogo de basquete.

Por sua vez, a Microsoft ataca com títulos para seu sistema sensorial (Kinect), entre os quais já apresentou Tom Clancy's Ghost Recon Future Soldier, Fable The Journey e Mass Effect 3 e anunciou a coleção esportiva da Electronic Arts (EA), com previsão do Fifa 12 para Kinect.

A EA foi um dos pontos fortes da apresentação da Nintendo na terça-feira (7), em que se constatou a aterrissagem da empresa californiana no mundo do console Wii frente ao lançamento da tão aguardada segunda geração, Wii U, cujo sistema pôde ser visto pela primeira vez na feira.

Kevork Djansezian/Getty Images/France Presse
Demonstração do console Wii U, durante a feira E3
Demonstração do console Wii U, durante a feira E3

O presidente da Nintendo América, Reggie Fils-Aime, comentou à Agência EFE que os desenvolvedores de EA viram o potencial para seus jogos em Wii U graças às possibilidades que oferece em duas telas e não só a do televisor para interagir com o jogo.

Em termos de hardware, Wii U foi o mais inovador apesar de Fils-Aime ter apontado que o que foi apresentado na E3 representa apenas "10%" do que será o novo console com previsão de lançamento para abril de 2012.

Os rumores apontam que o Wii terá gráficos em alta definição, contará com uma plataforma on-line e com um comando que já foi possível testar na feira, que tem forma de tablet, com touch screen e incorpora botões e joysticks.

A outra esperada revelação na E3 foi o console portátil herdeiro do PSP de Sony, batizado PlayStation Vita, que estará nas lojas no final do ano com um preço de US$ 249 para sua versão Wi-Fi e US$ 299 para o modelo com 3G.

Chris Pizzello/Associated Press
Kazuo Hirai,presidente da Sony, apresenta o PlayStation Vita, durante a E3
Kazuo Hirai,presidente da Sony, apresenta o PlayStation Vita, durante a E3

O PlayStation Vita combina serviços disponíveis em smartphones (menos o serviço de chamadas) com touch screen, microfone, câmera frontal e traseira, giroscópio com um par de joystick e vários sistemas de botões.

A estreia de PS Vita contará com dezenas de jogos que estão em produção como Little Big Planet, Uncharted e Street Fighter x Tekken.

Em paralelo, os títulos que despertaram mais atenção entre os presentes na E3 foram as próximas sequências de conhecidas sagas como Call of Duty: Modern Warefare 3, Assassin's Creed Revelations, Battlefield 3, Gears of War 3, Halo 4, o novo de Tomb Raider e Batman: Arkham City.

Igualmente, ganharam destaque para PC a primeira amostra de Star Wars: The Old Republic e a aposta do Xbox "Kinect Star Wars".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página