Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2011 - 12h26

Mais de cem são presos por fraude eletrônica em EUA e Romênia

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

As polícias dos Estados Unidos e da Romênia detiveram mais de cem pessoas em um esforço de um ano para interromper esquemas de fraude que custaram aos norte-americanos mais de US$ 100 milhões, afirmou o Departamento de Justiça dos EUA na sexta-feira (15).

A polícia romena realizou 117 mandados de busca na sexta, disse o Departamento de Justiça. Foram presas 90 pessoas em operações feitas em nove cidades, relatou a BBC.

As fraudes funcionavam da seguinte forma: romenos se passando por cidadãos dos EUA faziam anúncios nos sites Craigslist ou eBay sobre a venda de um automóvel, um barco ou outro produto caro. Depois, se ofereciam para pagar pela entrega do produto caso o comprador mandasse o dinheiro para eles antes.

Uma vez enviado o dinheiro, pessoas chamadas de "arrows" o retiravam, usando, frequentemente, identidades falsas.

"Depois, enviavam o dinheiro para pessoas de outros locais, normalmente para indivíduos na Romênia, descontada uma comissão", afirmou o Departamento de Justiça.

A polícia norte-americana prendeu os indivíduos que transferiam o dinheiro em Flórida, Kentucky, Missouri, Pensilvânia e Texas nos últimos 18 anos.

A maioria é acusada de fraude eletrônica ou crimes semelhantes. Vários deles confessaram a culpa.

Esse tipo de fraude --de não entregar mercadorias prometidas em vendas na internet-- foi a forma mais comum de fraude na rede no ano passado, de acordo com dados da polícia federal norte-americana, o FBI.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página