Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2012 - 20h10

Entrada de espanhóis no Brasil está normalizada nesta segunda, diz cônsul

DA EFE

Apesar do aumento da rigidez na entrada de turistas espanhóis no Brasil - anunciado nesta segunda-feira pelo Governo Federal -, o acesso nos aeroportos vem ocorrendo de forma normal, segundo declarou o cônsul geral da Espanha em São Paulo, José María Matres.

Segundo Matres, o consulado não havia recebido, no início da tarde de hoje, nenhuma chamada de cidadãos espanhóis impedidos de entrar em solo brasileiro.

No aeroporto internacional de Guarulhos, a principal porta de entrada de estrangeiros no Brasil, os primeiros turistas espanhóis que chegavam de Madri relatavam que o ingresso ocorreu com normalidade.

Fernando Donasci/Reuters
Garoto senta sobre mala no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
Garoto senta sobre mala no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

Enquanto isso, fontes da Polícia Federal não quiseram dar informações sobre o primeiro dia de entrada em vigor das novas medidas, que seguem o princípio diplomático da reciprocidade, segundo o governo brasileiro.

A principal alteração no procedimento é que agora, ao entrar no Brasil, os turistas espanhóis devem apresentar um bilhete de volta com data confirmada, um passaporte com validade mínima de seis meses e demonstrar que dispõem de recursos econômicos para se manter no país, além de confirmação da hospedagem.

Os turistas espanhóis María Jesús e Jesus Fernández, que desembarcaram nesta segunda-feira em São Paulo, disseram que sua entrada no Brasil ocorreu com normalidade, pois eles efetuaram a apresentação dos documentos na Espanha antes do embarque. "Tivemos que mostrar uma carta de convite, porque viemos para ficar na casa de uns amigos e declaramos ter 80 euros disponíveis para gastar por dia", disse o turista.

O Governo Federal informou que a adoção de regras mais rígidas para turistas espanhóis é uma resposta ao rigor sofrido pelos brasileiros no país europeu.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página