Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2012 - 07h00

Sucesso entre turistas, praia às margens do rio Sena é rejeitada por parisienses

DA EFE

Com a chegada do verão em Paris, a cidade se divide: a famosa "praia" do Sena atrai a cada ano quatro milhões de visitantes, mas enquanto grande parte deles é turista, os "verdadeiros parisienses" ignoram o rio e preferem o canal de Saint Martin.

Este ano, a Paris Plage completa sua 11ª edição. Milhares de pessoas se aglomeram nas margens do rio Sena para se bronzear, com a Torre Eiffel, a Catedral de Notre-Dame e a Pont dês Arts de paisagem de fundo.

"Paris Plage é um lixo", diz ingenuamente Tim, de 23 anos, que apesar de nunca ter frequentado a praia artificial opina que "é um aborrecimento", porque embora se possa desfrutar da areia junto ao Sena, no final "ficamos presos e rodeados de turistas e crianças por todos os lados".

Crianças de todas as idades correm entre as pessoas, tomam banho nos chuveirinhos e praticam uma das muitas atividades esportivas e de entretenimento organizadas para eles.

Charles Platiau - 20.jul.12/Reuters
Faixa de areia colocada ao longo do rio Sena para a "Paris Plage"; praia artificial é montada para o verão
Faixa de areia colocada ao longo do rio Sena para a Paris Plage; praia artificial é montada para o verão

"Os que vêm de fora pensam que o Sena é o mais parisiense, mas os que são parisienses de verdade não passam por ali, vão com os amigos a outros lugares mais tranquilos que já conhecem", explica Sophie no canal de Saint-Martin.

A cada tarde, quando o tempo permite, centenas de jovens se reúnem às margens do canal no nordeste da cidade, que une a lagoa do parque Villette com o porto de Arsenal, que, por fim, se conecta com o Sena.

Os habitantes de Paris evitam desta forma as aglomerações que se formam no centro de uma das metrópoles mais visitadas do mundo. Em 2010 foram quase dez milhões de turistas.

Ao longo dos 4,5 quilômetros do canal, os parisienses desdobram suas toalhas e se dedicam a uma modalidade culinária que, para alguns, é quase uma religião: o piquenique.

Vinho, queijo, tomates-cereja, saladas e torradas para passar patê e molhos diversos são os ingredientes mínimos que compõem um típico piquenique parisiense, embora também existam aqueles que se contentam com algumas cervejas e pacotes de batatas fritas.

O ambiente é descontraído e animado: uma tarde no canal permite presenciar festas de aniversário, um concerto espontâneo e até alguns corajosos saltando das pontes que o cruzam.

Michel Lipchitz/Associated Press
Parisienses pescam ao longo do canal Saint Martin, em Paris
Parisienses pescam ao longo do canal Saint Martin, em Paris

Para aqueles que gostam de esportes menos perigosos ou apenas tomar sol há o jardin de Villemin, a poucos metros da água, e o parque de la Villette, onde fica a lagoa com mesmo nome no fim do canal.

Além disso, o parque tem como atrativo uma imensa tela de cinema ao ar livre. Toda noite, centenas de pessoas assistem à projeção de filmes franceses e estrangeiros.

"Venho aqui há muitos anos com as pessoas que conheço. A Paris Plage não me diz nada", afirma Audrey, que chegou com seus amigos para ver a sessão.

Quase todos os entrevistados fazem cara feia quando ouvem falar da "praia" no Sena e dizem que a única coisa que presta são os shows gratuitos que fazem parte da programação.

Enquanto isso, alheios ao pouco interesse que a "praia" desperta entre os nativos da cidade, os turistas espalhados pelas margens do rio aprovam a ideia, que também foi adotada em outras capitais europeias como Londres e Bruxelas.

Quem não rejeita a 'praia' são as crianças que, acompanhadas de seus pais ou por responsáveis das escolas de verão, desfrutam da água e da areia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página