Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2012 - 05h00

Em Paestum, templos para deuses são destaques

DA ENVIADA A CAMPANHA

Também em Cilento se encontra um surpreendente sítio arqueológico construído pelos gregos em 600 a.C., Paestum, que reúne templos, altares, museus, anfiteatros, basílicas e praças.

Costa amalfitana atrai mais brasileiros
Vilarejos da Campanha são alternativa menos turística

O destaque são os imponentes templos de Hera, Netuno e Atena (ou Ceres), com cerca de 60 metros de comprimento e 24 metros de largura, cercados de estruturas nas quais se pode identificar vestígios da antiga cidade.

Parte do patrimônio da humanidade desde 1988, Paestum foi fundada com o nome de Poseidonia e se tornou um importante porto comercial. Em 23 a.C. tornou-se colônia romana e adotou o nome que conserva até hoje.

O sítio foi descoberto no século 18, durante a construção de uma estrada, e as escavações no local ainda não foram finalizadas.

Museu
Ao lado dos templos fica o Museu Nacional, composto por pinturas funerárias que reproduzem costumes curiosos em voga por volta do ano 500 a.C., como cenas de banquetes em funerais, homens mais velhos ensinando a arte do amor aos mais jovens e o famoso mergulho do homem nu, que representa o salto da vida para a morte.

Um pouco mais distante, em Padula, se encontra a certosa de São Lourenço, também um passeio que vale a pena. (DENISE LUNA)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página