Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2013 - 02h35

Belas paisagens, surfe e passeios no mangue são atrações ao sul

DO ENVIADO AO LITORAL DE PERNAMBUCO

Com pouco tempo e alguma disposição, é possível conhecer boa parte do litoral sul de Pernambuco, onde estão as praias mais famosas do Estado. Há ainda outras pouco conhecidas, mas não menos belas.

Pequenas jangadas levam à ilhota Coroa do Avião
Tubarões rondam a praia de Boa Viagem, em Recife

Saindo de Recife pelo posto de pedágio de acesso à reserva do Paiva, o percurso é de apenas 30 quilômetros até Itapuama, praia de ondas fortes, que serve como ponto de encontro de surfistas.

Seguindo em frente, em direção à Enseada dos Corais, a dica é parar no mirante, de onde se vê o mar e as curvas das praias até à capital.

Nos 45 km seguintes, há pelo menos mais quatro locais que também merecem ser vistos: Pedra do Xaréu, Calhetas, Maracaípe e, claro, Porto de Galinhas.

BANHO DE MAR E PESCA
O acesso a Xaréu e Calhetas é feito em parte por estrada de terra, mas o visual compensa os transtornos.

Pedras enormes formam pequenas baías, boas para a pesca e o banho de mar.

Em Xaréu, a infraestrutura é simples, com barracas de pescadores transformadas em bares. Há guarda-sóis na areia e cadeiras de plástico.

Já em Calhetas, o Bar do Artur, com 33 anos de existência, é frequentado por famosos e turistas, e tem espaço para atender 600 pessoas.

Edmar Melo/Folhapress
Barcos ancorados na praia de Calhetas, uma das mais famosas do litoral sul de Pernambuco
Barcos ancorados na praia de Calhetas, uma das mais famosas do litoral sul de Pernambuco

Porto de Galinhas é o lugar mais bem estruturado do litoral pernambucano. No vilarejo, há resorts, hotéis e pousadas de todos os tipos. Restaurantes, diversão e baladas também não faltam.

CAVALOS-MARINHOS
Quatro quilômetros à frente, Maracaípe é outro ponto de encontro de surfistas. Cheio de ondas fortes, o local não é indicado a banhistas.

Para eles, o melhor lugar é o Pontal, no extremo sul da praia, onde jangadeiros promovem passeios no mangue, com visualização dos coloridos cavalos marinhos.

Em Tamandaré, a praia de Boca da Barra é a opção para quem gosta de sossego. Não há bares por perto, apenas casas de veraneio. E muitos coqueiros e mangue. (FÁBIO GUIBU)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página