Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2013 - 02h45

Colônia do Sacramento tem a igreja mais antiga do país

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE COLÔNIA DO SACRAMENTO

As ruas estreitas de paralelepípedos gastos pelo tempo, uma igreja construída em 1680, hoje a mais antiga do país, e -ainda ele- o rio da Prata são algumas das características marcantes para o turista em Colônia do Sacramento, a 176 km a oeste da capital, Montevidéu, e fronteiriça com Buenos Aires.

50% dos casamentos de luxo no Uruguai têm brasileiros no altar
Ônibus turístico percorre Montevidéu

Declarada patrimônio da humanidade em 1995, a cidade foi fundada em 1680 pelo português Manuel Lobo e alvo de disputa entre portugueses e espanhóis ao longo dos séculos 17 e 18.

Em seu centro histórico, Colônia oferece uma volta ao passado, com suas edificações em pedra, os canhões herdados do período colonial, que hoje enfeitam calçadas, e as ruínas do convento de São Francisco, de 1683.

Entre as várias ruas que se mantêm em formato original, destaca-se a calle de los Suspiros, tipicamente portuguesa e rodeada de lendas locais, como a que credita o nome do lugar aos marinheiros que buscavam, nesse que era um endereço de prostíbulos, entretenimento e repouso antes de enfrentar novas viagens.

Outra história, bem mais soturna, vincula os "suspiros" que batizam a rua ao fato de ali ter sido local de afogamentos de condenados à morte -executados quando o rio subia. (DENISE MOTA)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página