Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2010 - 12h24

Projeto quer capacitar hotéis pequenos e pousadas para Copa de 2014

DA EFE

Um programa de qualificação de pequenos hotéis e pousadas foi apresentado na última terça-feira com a meta de preparar 1.280 estabelecimentos de 32 cidades brasileiras para atender os turistas que chegarem ao país para a Copa do Mundo de 2014, informa a Agência Brasil.

O projeto foi lançado pela Abih (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira) e pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O coordenador do Sebrae, Dival Schmidt Filho, explicou que um dos grandes desafios é melhorar a gestão e o serviço aos clientes para que os hotéis e pousadas do país estejam preparados a acolher os turistas na Copa do Mundo.

Embora o Mundial seja disputado em 12 cidades, as autoridades apostam que muitos dos turistas atraídos pelo futebol visitarão outros destinos dentro do país.

O Ministério do Turismo, preocupado em "como o turista será tratado", começou a promover aulas de inglês e espanhol para 80 mil pessoas que trabalham no setor e oferecer cursos de capacitação para outras 310 mil no setor hoteleiro e gastronômico.

Entre os programas anunciados, há alguns baseados na proteção de menores contra o abuso sexual, de incentivo ao ecoturismo, e outros destinados à produção de informações sobre os museus brasileiros em diferentes idiomas.

O Brasil recebe anualmente cerca de 5 milhões de turistas e está na 43ª colocação nas pesquisas dos países mais visitados elaboradas pela Organização Mundial de Turismo.

Segundo a previsão da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), esse número aumentará para 8 milhões em 2014 e superará os 11 milhões em 2020, com o que o país escalaria cerca de 20 postos no ranking mundial de destinos mais visitados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página