Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2011 - 16h26

Com papagaio, pousada em Ubatuba registra 230ª espécie de ave

DE SÃO PAULO

O dono de uma pousada junto à praia de Itamambuca --em Ubatuba (SP)--, a Itamambuca Eco Resort, passou cerca de sete dias para conseguir o registro de uma nova ave que apareceu na área do estabelecimento. Com ela, o total de espécies de aves registradas nesta região subiu para 230.

De acordo com Dimitri Matoszko, habituado a fotografar e gravar os cantos das aves, trata-se do papagaio-moleiro, primeiro registro da ave em Ubatuba. Ele está no primeiro nível de ameaça segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.

Dimitri Matoszko/Divulgação
Papagaio-moleiro na região de Itamambuca, em Ubatuba (SP)
Papagaio-moleiro na região de Itamambuca, em Ubatuba (SP)

"Fui acordado por uma voz diferente no amanhecer de 27 de dezembro. Pulei da cama, peguei o celular para gravar, deu pau, corri peguei o gravador, consegui um registro sonoro", conta ele, por um lado bravo por acordar cedo depois de dormir tarde, com o trabalho de fim de ano.

Ele também diz que, a princípio, pelo som da ave, achou que seria a amazona-farinosa. "O bicho me deu um baile, foi uma semana acordando cedo e até com gente me ligando e avisando".

No fim, por volta das 6h40 da segunda-feira passada (3), conseguiu uma foto, após pular da cama e ouvir o som "escandaloso" do animal, que estava a cerca de 20 metros de altura. Era um casal --apesar da foto de só um--, em uma árvore próxima da pousada, em dia nublado e chuviscando, segundo Matoszko.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página