Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2011 - 08h00

Bebida alcoólica é rara em Doha, onde hit é fumar shisha

priscila pastre-rossi
ENVIADA ESPECIAL A DOHA

Dias antes de o Qatar ser oficialmente escolhido como sede da Copa do Mundo de 2022, Doha já comemorava. Os bares lotados davam o clima de festa. Mas calma! Se você imaginou a cena com gente bebendo, brindando e pedindo mais uma cervejinha, pode parar.

Qatar é cápsula de cultura árabe em versão baixo teor
Sede da Al Jazeera, país é mediador no mundo árabe
Veja galeria de imagens do Qatar

O que há de mais estranho aos olhos ocidentais quando o assunto é uma comemoração num bar do Qatar é que não há bebida alcoólica. No cardápio, chá, suco, água, refrigerante e... shisha. Muita shisha! -aquele cachimbo árabe conhecido por aqui como narguilé. Até mulheres de burca fumam. No começo, você acha o cheiro delicioso (aromas de cereja, de menta e de maçã). Depois, começa a enjoar.

Marwan Naamani/France Presse
Qatarianos comemoram, sem beber, escolha do país como sede da Copa do Mundo de 2022
Qatarianos comemoram, sem beber, escolha do país como sede da Copa do Mundo de 2022

Na hora de pedir um petisco, coragem: como os lugares não têm cardápio em inglês, a escolha pode ser no escuro, a menos que o garçom ajude. E prepare-se: a salada poderá vir com algo branco e macio, que dá para confundir com uma massa, mas que, na verdade, é cérebro de cordeiro. A boa notícia é que a iguaria é saborosa.

O bar do hotel La Cigale (www.lacigalehotel.com), em Al Sadd, aberto mesmo para quem não é hóspede, é um dos poucos lugares que servem bebida alcoólica. O drinque mais pedido é o Sky, preparado com Martini, gim e Campari (70 rials, o equivalente a R$ 31). Aproveite para apreciar a vista. O bar, que fecha no Ramadã -como a maior parte das casas comerciais-, não funciona neste mês. E será reaberto em setembro.

Para comer, escolha os arredores do mercado antigo, o souq Waqif. De toda forma, mais pela vista do que pela comida, vale sair um pouco dessa região e ir ao aclamado restaurante libanês Al Mourjan, na região de Corniche (almourjanrest.com).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página