Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2011 - 15h34

Sul da Morávia oferece belas paisagens na República Tcheca

DA EFE

O sul da Morávia é conhecido por seus vinhos, castelos e palácios, pertencentes a dinastias como os Liechtenstein e os Zerotin, e também pelo espetáculo natural e a riqueza folclórica dos Cárpatos Brancos.

A região da Morávia, que ocupa a metade oriental da República Tcheca, é a terra do milho, cereal e cultivos de frutas que dão às suas colinas, além de harmonia, o aroma de pêras maduras, damascos, uvas e amoras.

A vasta planície que representa a paisagem essencial desta fértil região é alterada apenas, em sua parte meridional, pelos Cárpatos, cadeia montanhosa do sudeste da Europa que se estende também para o oeste de Eslováquia e Romênia.

Os povos dos Cárpatos Brancos se agrupam em uma comarca conhecida como Horniacko, que tem seu próprio dialeto e esconde uma flora e fauna muito apreciada.

Um dos destaques é Certorije, uma reserva natural onde crescem variedades autóctones de orquídeas, velhos carvalhos e aves de rapina como urubus e gaviões.

Durante a contra-reforma, no século XVII, se instalaram ali comunidades de crentes evangélicos após serem expulsos das zonas baixas da Morávia, e construíram suas casas de madeira. Hoje em dia o único rastro desses antigos colonos são os clarões que ficam entre as florestas de carvalhos.

Os amantes da água não devem perder a represa de Lucina, lugar idílico para se banhar e também pescar carpas e bagres.

Manka/Wikimedia Commons
Igreja em Straznice, principal cidade do sul da Morávia, na República Tcheca
Igreja em Straznice, principal cidade do sul da Morávia, na República Tcheca

A principal cidade da comarca é Straznice, que ainda no início da Idade Moderna disputava com Praga o posto de cidade mais importante da região e que hoje dia é ainda um centro turístico bastante relevante.

Pela cidade passa o canal de Bata, que aproveita parte do leito do rio Morava, e pelo qual antigamente era transportado o linhito para as cidades industriais da região, enquanto hoje serve apenas para fins turísticos.

Straznice abriga um "escansen", ou povoado que imita a arquitetura do passado e onde são reproduzidos estilos de vida e manufaturas tradicionais. Os locais mostram ali o artesanato popular à base de tela com decalque azul, utensílios de madeira de tília, objetos decorativos de palha e bonequinhos de folha de milho.

Do ponto de vista gastronômico podem ser saboreadas tortas de frutas, hidromel, e destilados de ameixa e pêra, entre outros.

Durante as festas de São João, em junho, acontece em Straznice um importante festival folclórico que recebe grupos de toda a Morávia e inclusive do exterior. Neste ano, participaram representantes da Venezuela, Ossétia do Norte, Bulgária, Eslováquia e Turquia.

"Gostei da receptividade das pessoas da República Tcheca, e nos sentimos lisonjeados por apresentar nossa cultura", declarou Ángel García, membro de um grupo de dança venezuelano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página