Descrição de chapéu mudança climática COP26

Bolsonaro, em vídeo gravado para COP26, diz que Brasil não é parte do problema das mudanças climáticas

Fala do presidente, que não compareceu à conferência, foi apresentada em espaço dedicado ao país em Glasgow

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Por meio de um vídeo gravado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, na manhã desta segunda-feira (1º) durante a COP26, que o Brasil "sempre foi parte da solução, não do problema" no combate às mudanças climáticas.

O discurso, registrado previamente, foi apresentado durante um evento paralelo dedicado ao Brasil na convenção do clima em Glasgow (Escócia).

O encontro dos líderes, aberto no domingo (31), foi marcado nesta segunda por discursos sobre a urgência da crise climática.

Presidente Jair Bolsonaro fala em vídeo gravado para a COP-26
Presidente Jair Bolsonaro fala em vídeo gravado para a COP-26 - Reprodução

De fora da lista dos mais de 100 líderes mundiais que discursaram na abertura da COP26, Bolsonaro está em Pádua, na Itália, após ter participado da cúpula do G20.

O presidente alegou "motivo de agenda" para ter faltado à Conferência do Clima. O vice-presidente, Hamilton Mourão, coordenador do Conselho Nacional da Amazônia Legal, também não viajou para Glasgow.

Na fala, Bolsonaro citou o Programa Nacional de Crescimento Verde, lançado na semana passada, que tem um dos principais objetivos, segundo o presidente, a geração de "empregos verdes".

O presidente encerrou o vídeo com o aviso de que atribuiu ao ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, o papel de anunciar as metas do país no combate às mudanças climáticas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.