Descrição de chapéu pantanal

Pantanal tem menor número de queimadas para agosto mesmo com longa seca

Segundo o Inpe, foram 96 focos no mês passado; maior planície alagável do mundo enfrenta anos seguidos com poucas chuvas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Pantanal registrou o agosto com o menor número de queimadas registrado desde o início do monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em 1998. Apesar da redução dos focos de fogo, o bioma continua passando por um período seco intenso.

Em todo o mês de agosto deste ano foram registrados 96 focos de calor no bioma que, em 2020, sofreu com chamas que consumiram mais de 20% do seu território. Em agosto daquele ano, 5.935 queimadas tomaram o Pantanal.

Anteriormente, o agosto com menor número de queimadas havia ocorrido em 2014, com 134 focos de calor no bioma.

Jacaré se refugia em meio a lama que sobrou em uma lagoa seca na fazenda Santa Tereza, região da Serra do Amolar, em Mato Grosso do Sul
Jacaré se refugia em meio a lama que sobrou em uma lagoa seca na fazenda Santa Tereza, região da Serra do Amolar, em Mato Grosso do Sul - Lalo de Almeida - 07.ago.2021/Folhapress

Em 2021, apesar da situação consideravelmente melhor, 1.505 queimadas foram registradas em agosto, valor bem próximo à média história no bioma.

O fogo presente no Pantanal pode ser relativamente pequeno neste momento, porém, o bioma está consideravelmente seco já há alguns anos. Os níveis de chuvas estão, em linhas gerais, abaixo do esperado desde o segundo semestre de 2019.

Em 2022, a situação do período chuvoso, no primeiro semestre, não melhorou a situação. Portanto, temos, até o momento, mais um ano seco, segundo Olivio Bahia, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Os períodos quentes e secos vão criando uma situação hidrológica complicada e, mesmo quando a chuva vem, ela não é suficiente. "Essa quantidade de água que cai não enche a 'caixa d'água'", afirma Bahia.

A situação de seca constante na maior planície alagável do mundo tem sido materializada em imagens de jacarés acumulados em poças e em busca de água.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.