Descrição de chapéu mudança climática

Branqueamento atinge 73% da Grande Barreira de Corais da Austrália

Autoridades do país afirmam que branqueamento extremo foi registrado pela primeira vez em todas as áreas do parque marinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | AFP

A Grande Barreira de Corais da Austrália sofre o que pode ser o mais grave branqueamento já registrado e 73% dos recifes estudados apresentam danos, informaram as autoridades do país, nesta quarta-feira (17).

Avaliações aéreas efetuadas pelos cientistas mostram que cerca de 730 dos mais de 1.000 recifes que compõem a Grande Barreira perderam cor, segundo as autoridades do governo australiano.

Foto submarina de corais branqueados e mortos
Corais branqueados e mortos na ilha do Lagarto, na Grande Barreira de Corais da Austrália - David Gray - 5.abr.2024/AFP

"Os impactos acumulados experimentados ao longo do recife neste verão foram mais severos do que em verões anteriores", indicou a Autoridade do Parque Marinho em um comunicado, no qual alerta que o verão de 2023-2024 foi o segundo mais quente já registrado na região.

Considerada o maior organismo vivo da Terra, a Grande Barreira de Corais tem 2.300 km de extensão e abriga uma enorme biodiversidade, incluindo mais de 600 tipos de coral e 1.625 espécies de peixes.

Este é o quinto branqueamento em massa dos recifes da Grande Barreira nos últimos oito anos.

O fenômeno é causado por altas temperaturas oceânicas por um período de tempo prolongado. O calor faz com que o coral expulse uma alga microscópica chamada zooxantela, com a qual vive em simbiose. Caso o calor persista, o coral perde cor e, sem os nutrientes fornecidos pelas algas, adoece e pode morrer.

O comunicado do governo australiano vem após uma série de alertas. No início de março, a Noaa (agência atmosférica e oceânica americana) emitiu comunicado de que o planeta estava prestes a ter um evento mundial de branqueamento em massa, o que foi confirmado nesta semana pela agência.

Esta é a quarta vez em que um evento de branqueamento massivo de dimensão global é registrado e espera-se que afete mais recifes do que qualquer outro.

Cada um dos três eventos globais de branqueamento passados foi pior que o anterior, segundo o jornal The New York Times. Durante o primeiro, em 1998, 20% das áreas de recifes do mundo sofreram estresse térmico de branqueamento. Em 2010, foram 35%. O terceiro ocorreu de 2014 a 2017 e afetou 56% dos recifes.

Pesquisadores brasileiros também identificaram branqueamento em massa ao longo da costa nordeste do país ao longo último mês.

Veja antes e depois de coral branqueado na costa brasileira

Carregando imagens...
Corais saudáveis da espécie Millepora alcicornis
Corais branqueados da espécie Millepora alcicornis

Corais da espécie Millepora alcicornis em Tamandaré (PE) em fevereiro de 2024, ainda saudáveis, e no mês seguinte, já branqueados devido ao excesso de calor marinho - Ágatha Naiara Ninow/Projeto PELD-Tams

O cientista-chefe da Autoridade do Parque Marinho, Roger Beeden, afirmou que a mudança climática representa a maior ameaça aos recifes de corais no mundo. "A Grande Barreira de Corais é um ecossistema incrível e, embora tenha mostrado resiliência uma e outra vez, este verão foi particularmente difícil", disse.

Richard Leck, diretor da divisão de oceanos da organização ambientalista WWF Austrália, disse à AFP que o branqueamento afetou uma extensão "sem precedentes" do recife, em particular em áreas que anteriormente haviam escapado de outros períodos de branqueamento em massa.

"Este é o pior episódio que o recife do sul [do parque marinho] já sofreu", disse.

Jornalistas da AFP visitaram este mês uma das áreas mais impactadas da Grande Barreira de Corais. A ilha do Lagarto, no extremo nordeste da Austrália, que geralmente é repleta de vida, parecia um cemitério.

A bióloga marinha Anne Hoggett, que viveu e trabalhou por 33 anos no local, conta que na sua primeira visita à ilha o branqueamento dos corais ocorria mais ou menos a cada década.

Agora, ele acontece a cada ano, afirmou, e cerca de 80% dos corais do gênero acropora existentes na região estão sofrendo com o branqueamento neste verão. "Ainda não sabemos se já sofreram danos demais para se recuperarem ou não", disse Hoggett.

Leck, da WWF, afirmou que é necessário aguardar alguns meses para determinar qual será a taxa de mortalidade dos corais.

O país investiu cerca de 5 bilhões de dólares australianos (pouco mais de R$ 16 bilhões, na cotação atual) para melhorar a qualidade da água e reduzir os efeitos da mudança climática, e para melhorar a proteção das espécies.

Apesar disso, a Austrália é um dos maiores exportadores mundiais de gás e carvão, dois dos principais vilões do aquecimento global. Apenas recentemente o governo estabeleceu metas para alcançar a neutralidade de carbono.

A Unesco vai avaliar este ano se esses esforços são suficientes para que o recife preserve sua condição de Patrimônio Mundial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.