Folha passa a ter correspondente climática, função inédita na imprensa brasileira

Jornalista Giuliana Miranda acompanhará a pauta ambiental baseada em Madri

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha amplia a sua cobertura de temas relacionados às mudanças do clima com a repórter Giuliana Miranda no novo posto de correspondente climática. A função, já adotada em outros veículos de imprensa pelo mundo, é inédita no Brasil.

A jornalista luso-carioca acompanhará a crise do clima baseada em Madri. Giuliana se muda para a capital da Espanha após dez anos vivendo em Lisboa, onde se tornou mestre em ciência política e relações internacionais pela Universidade Católica Portuguesa. A sua dissertação tratou do papel da sociedade civil nas negociações climáticas internacionais.

A fotografia foi tirada com drone e mostra, do alto, uma canoa e duas pessoas em solo marrom, muito seco, com a terra cheia de rachaduras
Reservatório de água durante seca severa na cidade de Sant Romà de Sau, na Espanha, em janeiro deste ano - Nacho Doce - 31.jan.2024/Reuters

A repórter, também mestre em divulgação científica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), começou na Folha em 2010 e já foi repórter de Ciência e Saúde e da Agência Folha.

Giuliana já cobriu COPs do clima (cúpula da ONU sobre mudanças climáticas), a Rio+20 (conferência sobre desenvolvimento sustentável) e a conferência dos oceanos das Nações Unidas. Também fez reportagens especiais em biomas como amazônia e pantanal.

CNN, Financial Times, Politico e The New York Times, entre outros veículos, têm o cargo de correspondente climático em suas redações.

A Folha tem uma editoria de Ambiente desde maio de 2022. As reportagens sobre mudanças climáticas são publicadas com o selo Planeta em Transe.

O jornal também conta com um correspondente na Amazônia, o repórter especial Vinicius Sassine, que mora em Manaus.

Em fevereiro deste ano, ao completar 103 anos, a Folha lançou uma campanha pela expansão da energia limpa no Brasil e adotou o slogan "Um jornal em defesa da energia limpa".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.