Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2010 - 09h45

Mais longo rio da China, Yangtze está cada vez mais poluído

Publicidade

DA EFE

O rio mais longo e um dos mais importantes da Ásia e da China, o Yangtze foi poluído em 2009 com 33 bilhões de toneladas de águas residuais, segundo o porta-voz do Comitê de Recursos Hídricos do Rio Yangtze, Xu Deyi, citado nesta terça-feira pela agência oficial de notícias Xinhua.

O rio, o terceiro mais longo do mundo após o Amazonas e o Nilo, cujo curso de mais de 6.000 km passa unicamente pela China, sofre a poluição de águas residuais há décadas.

Maior poluente do planeta, China quer atrair tecnologias verdes
Brasil e China firmam acordo para monitorar mudanças climáticas
Temperaturas mais altas na China podem reduzir colheitas

Nos anos 70 foram derramadas cerca de 9,5 bilhões de toneladas, nos 80 aproximadamente 15 bilhões e entre meados e final dos anos 90 o volume chegou a 20 bilhões.

O Yangtze será a coluna vertebral do maior projeto de transposição da China, já que suas águas serão desviadas rumo ao árido norte do país, em projeto que vai causar o deslocamento de cerca de 330 mil moradores das províncias centrais de Hubei e Henan até 2014.

Este é o maior despejo que vive a China depois da construção da represa das Três Gargantas, que, em 18 anos, até 2008, fez com que 1,4 milhão de pessoas saíssem de suas casas.

A escassez e contaminação das águas é um dos problemas mais graves enfrentados pela China, um dos países mais poluídos do mundo.

Jianan Yu/Reuters
Além de poluído, o rio Yangtze terá parte de sua rota desviada, provocando desalojamento de 330 mil pessoas
Além de poluído, o rio Yangtze terá parte de sua rota desviada, provocando desalojamento de 330 mil pessoas
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página