Siga a folha

Descrição de chapéu Natal

Lixo hospitalar atinge litoral do Rio Grande do Norte

Na praia de Pipa, um dos destinos mais famosos do estado, foi recolhida meia tonelada de resíduos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Recife

Sapatos, roupas, mochilas, tubos para coleta de sangue, seringas e documentos, que somam até o momento 1,5 tonelada de lixo, foram encontrados nesta semana em praias do litoral sul do Rio Grande do Norte.

O material de origem desconhecida começou a chegar por meio de correntes marítimas na quarta-feira (21) e atingiu a faixa de areia de quatro municípios. Uma das áreas afetadas está localizada na praia de Pipa, um dos destinos turísticos mais famosos do estado.

Voluntários e servidores da prefeitura de Tibau do Sul recolheram meia tonelada de resíduos no local. Um dos pontos atingidos é uma importante região de desova de tartarugas.

Lixo acumulado na praia de Barra de Cunhau, em Canguaretama (RN) - Divulgação


Em nota oficial, o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente) informou que ainda não há informações oficiais sobre a origem do material.

O órgão entrou em contato com estados da Paraíba e de Pernambuco para verificar a ocorrência de algum incidente ambiental que possa ter ocasionado o aparecimento dos resíduos nesta região.

“O órgão ambiental recomenda que os municípios afetados recolham o material o mais rápido possível, evitando que retornem aos oceanos e provoquem outros prejuízos enquanto o ocorrido não é esclarecido”, diz o comunicado do Idema.

As cidades atingidas são Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul e Nísia Floresta.

O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, comunicou que foi possível identificar no material nomes de municípios de Pernambuco, a exemplo do Recife, e também de Alagoas.

“Uma das hipóteses é que pode ter caído um malote da embarcação de alguma empresa que presta serviço de recolhimento de resíduos. Até agora, não sabemos o que de fato ocorreu”, destaca.

Nesta segunda-feira (19), também foi encontrado lixo em quantidade maior do que a usual em praias de João Pessoa.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas