Siga a folha

Descrição de chapéu The New York Times

Morre onça-parda que virou celebridade em Los Angeles

Conhecido como P-22, animal foi sacrificado no sábado (17)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

April Rubin
The New York Times

Uma onça-parda celebrada na comunidade de Los Angeles e que ajudou a inspirar um projeto de fauna urbana foi sacrificada no sábado (17).

Conhecido como P-22, o animal foi sacrificado devido a problemas de saúde que incluíam falência renal, doença cardíaca, perda crônica de peso e uma infecção dermatológica parasítica, informou no sábado o Departamento de Pesca e Animais Selvagens da Califórnia.

A onça macho foi atropelada por um carro neste mês e ficou gravemente ferida. Ela havia evitado carros durante uma década, inclusive quando atravessava uma rodovia com dez pistas.

Onça-parda (também chamada de puma) P-22 em área de Los Angeles; felino virou símbolo de projeto que pede uma travessia para animais na cidade - Miguel Ordenaña/Natural History Museum/Divulgação

As autoridades a capturaram na segunda-feira (12), quando ela aparentava estar agitada e atacou dois cães, matando um deles.

"A idade avançada de P-22, somada às suas condições debilitantes crônicas e à necessidade de intervenção veterinária extensa e de longo prazo, excluíram a possibilidade de um resultado positivo", informou o departamento.

Com idade estimada de 12 anos, a onça era considerada idosa para sua raça, disseram especialistas em fauna. P-22 provavelmente nasceu no lado ocidental das montanhas Santa Monica, mas passou a maior parte da vida no Parque Griffith e acumulou seguidores nas redes sociais, incluindo mais de 10 mil no Instagram.

O Parque Griffiths é o maior parque municipal de selva urbana nos Estados Unidos, mas era pequeno para um animal como P-22, embora ele vivesse ali. Recentemente o parque promoveu uma celebração para comemorar os dez anos desde que P-22 foi encontrado. Ele foi a 22ª onça-parda de um estudo a receber uma coleira de rastreamento.

Brenda Rees, que integra o conselho executivo da associação Amigos do Parque Griffith, disse que P-22 foi um dos animais que inspiraram a construção de uma ponte para animais sobre a rodovia 101.

Projeção artística da travessia para animais que está sendo construída em Los Angeles; projeto deve proteger onças-pardas e outros bichos que vivem em áreas da cidade - Divulgação

Após a captura de P-22, ela disse: "O que aconteceu reforça a necessidade de conectividade no sul da Califórnia. É preciso que os animais possam se deslocar de uma área a outra e não sentir-se encurralados numa área restrita, como P-22 estava no Parque Griffith".

O projeto visa dar a animais de grande porte, como onças-pardas, a liberdade de deslocar-se sem precisar interagir com o espaço urbano que os cerca.

"A sobrevivência de P-22 numa ilha de floresta no coração de Los Angeles fascinou pessoas em todo o mundo e revitalizou esforços para proteger nossas espécies nativas diversas e nossos ecossistemas", disse o governador Gavin Newsom, em comunicado.

Beth Pratt, diretora da National Wildlife Federation na Califórnia, com cartaz da onça-parda P-22 - Arquivo Pessoal

Tradução de Clara Allain

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas