Siga a folha

Megaincêndio se torna um dos maiores da história da Califórnia

Fogo consumiu mais de 142 mil hectares em três dias, tornando-se o sétimo maior já registrado no estado americano

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

AFP

Um incêndio incontrolável no norte da Califórnia se tornou em três dias um dos maiores da história deste estado no oeste dos Estados Unidos.

Park, como foi batizado o primeiro megaincêndio desta temporada no estado e o mais intenso de 2024, consumiu mais de 142 mil hectares até a noite de sábado (27), se tornando o sétimo maior nos registros da Califórnia, segundo a agência estadual Cal Fire.

Árvores queimam durante a noite a leste da pequena comunidade de Payne Creek enquanto o Incêndio Park, que cresceu para 353.194 acres e está 10% contido, continua a se espalhar em 27 de julho de 2024, perto de Chico, Califórnia - Getty Images via AFP

As autoridades emitiram ordens de evacuação para cerca de 4.000 pessoas, enquanto outras centenas estão sob alerta e poderão ter que deixar suas casas. As chamas começaram na tarde de quarta-feira (24) perto da localidade de Chico, no condado de Butte, e em poucas horas alcançaram a vizinha Tehama.

"As condições extremas deste incêndio continuam representando um desafio para os bombeiros", afirmou a Cal Fire na rede social X. Por enquanto, apenas 10% do fogo foi controlado, apesar dos esforços de mais de 3.700 pessoas que trabalham para extingui-lo, além de dez helicópteros e vários aviões-tanque.

Park "continuou ardendo de forma muito ativa devido ao terreno íngreme e aos ventos (...) que geram um forte avanço" das chamas, informou a agência, acrescentando que é esperado um clima mais frio e úmido na região.

Segundo as últimas informações, 20 construções foram destruídas, uma queda em relação à primeira estimativa de 137.

Traumático

O fogo gerou uma enorme coluna de fumaça densa e cinza que atingiu estados vizinhos. Na quinta-feira (25), autoridades prenderam Ronnie Dean Stout II, de 42 aos, suspeito de ter iniciado o fogo ao empurrar um carro em chamas para um barranco, segundo o promotor de Butte, Mike Ramsey.

Este megaincêndio traz lembranças dolorosas aos moradores de Paradise, uma cidade a cerca de 15 km de Chico, onde 85 pessoas morreram em 2018 no incêndio mais mortal da Califórnia e que agora está sob alerta de evacuação.

Ava Elsner, que foi impactado por este incidente de 2018, disse à CNN que se preocupa com os vizinhos.
"Não quero que mais ninguém passe por isso. É o mais traumático, o mais assustador e o mais triste" que pode acontecer, declarou.

A Califórnia enfrenta um começo precoce do que parece que será uma temporada intensa de incêndios florestais. As chamas em áreas de florestas também avançam com força no Canadá, onde o fogo consumiu quase completamente a cidade turística de Jasper, na província de Alberta.

Segundo especialistas, os eventos climáticos extremos têm se tornado cada vez mais comuns devido ao aquecimento global agravado pela ação humana.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas