Siga a folha

Diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, é fundador da Associação Portugal Brasil 200 anos.

Brasil pode transformar Portugal no país mais feliz do mundo

Alegria brasileira se soma a índices de desenvolvimento portugueses e produz mudanças significativas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Portugal, país repleto de encanto e história, vive um fenômeno para lá de inusitado: uma contracolonização sorridente! Com tantos brasileiros em suas terras —ninguém sabe ao certo quantos— até o fado começa a balançar ao som do samba. Será que o gingado brasileiro está fazendo Portugal mais feliz?

Com mais de 5% da população falando português com o sotaque alegre do Brasil, os "tugas" têm experimentado uma revolução no cotidiano que inclui feijoadas aos domingos, caipirinhas e muito axé! Afinal, a alegria brasileira é contagiante e vem tomando conta de terras lusitanas.

Fãs da Ivete Sangalo dançam no Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista - Patricia de Melo Moreira - 20.jun.2022/AFP

Não são só os brasileiros que estão ganhando com essa mudança, mas também os negócios portugueses, que têm sido impulsionados pela energia criadora do povo verde e amarelo. Com essa mistura de culturas, Portugal experimenta mudanças significativas.

No próximo dia 20 de março, quando se celebra o Dia Internacional da Felicidade, veremos se a alegria brasileira consegue colocar um sorriso no rosto até mesmo dos mais sisudos portugueses. Será que a receita brasileira para a felicidade —simpatia, otimismo e ginga— vai mesmo deixar os portugas mais felizes?

Se o ditado estiver certo e "quem canta seus males espanta", juntando a alegria brasileira aos elevados índices de desenvolvimento de Portugal, a nova onda de emigração brasileira tem tudo para tornar Portugal o país mais feliz do mundo. Mas é claro que nem tudo são flores, e sempre há aqueles Velhos do Restelo que relutam, mas quem liga para eles?

Preparem-se para as manchetes: "Extra, Extra! Choque cultural marca Dia da Felicidade em Portugal! Brasileiros dançando e cantando em plena Lisboa são vaiados por Velhos do Restelo que tentam manter sua sisudez a todo custo, mas não resistem ao som de Ivete Sangalo!"

No fim das contas, a alegria brasileira prevalece. A música, o sorriso e a descontração contagiam os mais resistentes, fazendo com que até os do Restelo se rendam ao ritmo tropical e à celebração da felicidade.

As cidades portuguesas tornam-se palco de um encontro mágico entre duas culturas, onde a alegria é a protagonista. Afinal, o que seria da vida sem as risadas, os abraços e a felicidade compartilhada?

E assim, mesmo diante dos Velhos, a festa não tem como ser estragada. A energia tropical, com seu espírito contagiante, aliada às conquistas de Portugal, mostra que a alegria é uma força irresistível. E quem sabe, com um sorriso nascendo no Brasil, atravessando o Atlântico e terminando no mais belo pôr do sol no estuário do Tejo, Portugal se torne o país mais feliz do mundo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas