Siga a folha

Jornalista, crítico gastronômico, curador de conteúdo e apresentador do canal de TV Sabor & Arte

Em Recife, Havana ou Avignon, as correntes de ar são parte da paisagem

Lugares por onde passamos têm, entre tantas características, uma brisa especial

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

É curioso pensar —já que é tão raro reparar— que os locais por onde passamos têm, entre tantas características, uma brisa especial.

Os ventos variam de momento a momento, têm suas vicissitudes a cada mês ou a cada estação, mas quem liga?

Talvez não o passante. Mas a história às vezes liga quase tanto quanto as tábuas meteorológicas, e cria tradições.

Ano passado, açoitado por uma brisa que se intensificou, bem mais nervosa e inesperada do que eu imaginava, à beira do mar em Pernambuco, eu, na vergonhosa ignorância sobre a cidade em que nasci (mas nunca vivi, se isso me penitencia), ouvi o comentário esclarecido do amigo e cineasta Paulo Caldas, codiretor do surpreendente “Baile Perfumado”, que, ao contrário de mim, ali não nasceu, mas viveu: “São os ventos de agosto”, sentenciou na franja do mar de Boa Viagem, onde rodávamos uma sequência da série “Comida é Arte”, que estreia em março.

Um velho conhecido dos recifences, ao que parece. Um ano antes o “Diário de Pernambuco”, com a autoridade de mais antigo periódico na ativa da América Latina, sentenciava numa chamada a periculosidade do momento: “Agosto: época de ventos fortes e de alerta para acidentes com pipas”. 

Sim, pois tais ventos sul-sudeste decretam a temporada de empinar pipas, dizia a Companhia Energética de Pernambuco, por isso agosto é tempo de alerta sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica.

Ventos que, aliás, batizariam um filme do também pernambucano Gabriel Mascaro (mais conhecido por “Boi Néon”). Em “Ventos de Agosto” (2014), veja só, o personagem é do ramo, um pesquisador de som de ventos alísios.

Foi também no cinema, e não em minha passagem por Havana, que ouvi sobre os ventos que sopram no Caribe, na versão para a tela de “Ventos de Quaresma”, parte do quarteto de livros “Estações Havana”, de Leonardo Padura. 

São livros policiais, onde o personagem, o detetive Mario Conde, dessa vez tenta desvendar um crime durante a primavera, época em que, nos dias que antecedem a Semana Santa, chegam do sul ventos fortes, constantes e quentes, prenunciando a Quaresma.

Fenômeno tão típico, aprendi, que nem mesmo o jornal do governo, habituado a falsear a realidade de acordo com a biruta oficial, é capaz de ocultar.

Foi no Granma de abril passado que li o alerta da Guarda Costeira para os perigos dos “vientos de cuaresma”, “ventos quentes e fortes do sul que sopram entre finais de março e abril”, motivo para dar instruções detalhadas aos navegantes com o objetivo de “evitar fatos que possam por em perigo a vida humana no mar”.

São mais tranquilas minhas lembranças de outro vento, o mistral, que saindo do sopé dos Alpes me soprou o corpo numa temporada muitos anos atrás no sul da França. 

Instalados numa casa que alugamos em L’Isle-sur-la-Sorgue, na Provença, não muito longe de Avignon, passávamos as tardes —Sofia, eu e nossos filhos, mais as queridas Mari e família e Maria Helena— debaixo de um caramanchão preguiçoso que abrigava a churrasqueira do jardim.

Os menores brincando com os coelhos do vizinho ao lado da piscina; os maiores se inundando de vinho rosé enquanto viravam sobre a brasa o cordeiro comprado no mercado de rua de Aix-en-Provence. Todos aguardavam o entardecer, quando o canto das cigarras ondulava na atmosfera ao sabor do sibilante ataque do mistral. O menu variava; as cigarras e o mistral —e o rosé— eram imutáveis.

Tanta evocação eólica nasceu ao lembrar dos “Ventos de Agosto”, de Mascaro, mas só porque li na Folha sobre a exibição de seu novo filme, “Divino Amor”, esta semana no festival de Sundance (EUA). 
Ele narra, numa trágica pegada visionária, a distopia de um Brasil tomado por crentes evangélicos no poder. 

Um pesadelo que agora se torna mais real do que merecíamos, com a eleição para presidente do Messias que corteja milícias assassinas. Que bons ventos —furiosos e cauterizadores— o levem para bem longe. É o mínimo que podemos desejar para o Brasil.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas