Siga a folha

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Conselheiro presidencial de saúde do governo americano se aposenta

Anthony Fauci foi alvo de Trump por sua orientação no controle da pandemia

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O conselheiro presidencial do governo Biden para a pandemia de Covid-19, o médico Anthony Fauci, 81, irá se aposentar do serviço público norte-americano em dezembro. Ele também é diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas há 38 anos.

Fauci ocupou o mesmo cargo com oito presidentes americanos e também durante a Presidência de Donald Trump, tendo sido por ele e por seus assessores muito combatido por sua orientação no controle da pandemia.

Em 2020, Trump tentou demiti-lo, mas não conseguiu porque sua nomeação não é política. Faz parte da carreira dos funcionários da saúde pública.

Anthony Fauci em reunião com Trump sobre o combate à pandemia de Covid, em abril de 2020 - Carlos Barria - 29.abr.20/Reuters

A ojeriza do ex-presidente norte-americano explodiu porque nos primeiros tempos da pandemia Fauci estava sempre presente nos meios de comunicação, orientando a população. Seus críticos então o acusaram falsamente de buscar fama.

Alguns assessores de Trump tentaram até ridicularizá-lo, divulgando que tudo que ele dizia estava errado.
Não conseguiram, pois baseavam-se em mentiras contra uma pessoa que dizia a verdade com base na ciência, afirmou Fauci à imprensa em relação a esses episódios.

A pandemia de Covid-19 mostrou em vários países, Brasil inclusive, que os cuidados com a saúde pública foram prejudicados pela incompetência de alguns políticos.

Felizmente, a evolução da ciência permitiu o desenvolvimento rápido de vacinas efetivas contra o novo coronavírus para proteção da população.

Nestes meses que antecedem a aposentadoria, Fauci continua a lembrar a importância das medidas de proteção da comunidade: uso de máscaras em ambientes fechados, aplicação necessária das vacinas e lavagem das mãos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas