Siga a folha

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Descrição de chapéu Todas aborto feminicídio

Mês da mulher e o chefe reúne as funcionárias para um comunicado

'Nada de feminicídio, aborto, violência; sugiro temas como maternidade, moda e beleza'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Nossa empresa pretende lançar uma campanha comemorativa no Mês da Mulher. A intenção é que o público feminino se sinta representado pelo posicionamento da marca. Mulher não é fácil de agradar, ainda mais com essa onda feminista. Hoje tudo é machismo. Por isso eu tenho orgulho de anunciar que essa campanha será feita só por mulheres.

A ideia é criar um espaço seguro para vocês compartilharem ideias, anseios, sonhos. E também frustrações, porque ser mulher em uma sociedade como a nossa não é moleza. É só tomar cuidado para não exagerar no mimimi.

O briefing tem alguns "don’ts". Não pode falar de feminicídio, abuso sexual, violência doméstica, violência obstetrícia, disparidade salarial, dignidade menstrual. Aborto, então, nem pensar. É um "big no-no". Bebê assassinado e publicidade não combinam. A gente quer passar uma mensagem empoderada, livre, leve e solta.

Ilustração de Silvis para coluna de Manuela Cantuária de 4 de março de 2024 - Silvis/Folhapress

Sugiro focar temas femininos, como autocuidado, maternidade, relacionamentos, moda e beleza. Fica a critério de vocês. Sou apenas um homem branco heterossexual cisgênero de classe média alta que tem plena consciência de seus privilégios e conhece a fundo a alma feminina por ter crescido cercado de mulheres e já estar no quinto casamento.

Quero que vocês pensem fora da caixa e fujam do senso comum de repetir que mulher é frágil, sente inveja do pênis, tem medo de ficar para titia. E uma última dica, para dinamizar o "brainstorm". Não é uma competição, meninas. Melhor deixar a rivalidade um pouco de lado. Não quero ver vocês se digladiando para chamar a minha atenção a todo custo.

Essa mentalidade de querer se destacar para ser promovida, aqui não vai funcionar. Até porque nossa empresa nunca promoveu uma mulher a um cargo de chefia. Nosso "board" tem plena consciência do quanto as mulheres são sobrecarregadas, vivem uma jornada tripla, são trabalhadoras, mães, esposas.

Tudo isso para dizer que, juntas, vocês são mais fortes. Sororidade sempre. Isso dá um bom slogan, não acham? É sonoro. Sororidade, sempre. Alguém pode anotar? Genial. Por mim, aprovado. Sabia que a união feminina ia render ótimas ideias. Muito obrigado pela participação. A opinião de vocês é muito importante.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas