Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu Filmes

Filmes sobre estupro são como um jogo sem vencedores

Categorizá-los como vitória do feminismo mais atrapalha do que ajuda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De uns anos para cá, um subgênero cinematográfico conhecido como estupro e vingança vem ganhando força. Vitória do feminismo? Mais ou menos. Talvez mais para menos.

Se existe algo mais revoltante do que esse crime hediondo certamente é a impunidade que o acompanha. A taxa de condenação por estupro no Brasil gira em torno de 1%. Na semana passada, as gravações que condenaram Robinho por estupro vieram a público. O deboche do jogador, somado ao fato de que ele continua em liberdade, nos ajuda a entender o fenômeno de protagonistas vingativas e furiosas que ganham as telas.

Sendo a cultura do estupro legitimada pela conivência das autoridades, curtir essa catarse com um balde de pipoca, a princípio não parece uma má ideia. O problema é que, muitas vezes, esses filmes não conseguem romper com esse pacto macabro —quando as cenas de estupro são fetichizadas ou a violência contra o estuprador leva o público a achar que ele é a vítima, por exemplo.

Então quer dizer que, quando uma mulher é vítima de estupro, a vida dela vai se resumir àquilo dali pra frente? Ela precisa abrir mão de tudo, sua rotina, seu trabalho, suas relações pessoais, sua ética, sua identidade, sua sensibilidade, para superar a violência que sofreu?

Ilustração de uma espiga de milho amarela assustada com pipocas estouradas ao redor dela. O fundo é azul.
Ilustração de Silvis para coluna de Manuela Cantuária de 19 de junho de 2023 - Silvis

O clássico final hollywoodiano em que o herói enfia uma espada no coração do antagonista será o suficiente para essa mulher se curar do trauma? Diante da ineficácia do sistema penal, a solução é fazer justiça com as próprias mãos e chamar isso de empoderamento? Uma jornada em que uma mulher não prioriza a si mesma e está disposta a se autodestruir para levar um homem junto oferece algum tipo de alento ao público feminino?

Ainda que esses filmes funcionem como entretenimento, categorizá-los como uma vitória do feminismo mais atrapalha do que ajuda. É um jogo em que todo mundo sai perdendo. Nesse sentido, essas personagens ficcionais passam longe de ser um bom exemplo.

Encerro essa reflexão com o que considero um bom exemplo na vida real. A condenação e prisão por estupro de outro jogador de futebol brasileiro, Daniel Alves, cujo impacto social é imprescindível para diminuir as taxas de um crime cometido com a certeza da impunidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.