Siga a folha

Jornalista e roteirista de TV.

Tabata incomoda muita gente

Deputada conquistou, em pouco tempo, um protagonismo que não passa impune

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Quem são Alex Santana, Subtenente Gonzaga, Silvia Cristina, Marlon Santos, Jesus Sérgio, Gil Cutrim e Flávio Nogueira? Deputados do PDT, que votaram a favor da reforma da Previdência, contrariando o partido. Ninguém fala deles. Muito menos sobre os 11 do PSB, que fizeram o mesmo.

As críticas e as ameaças têm sido direcionadas a Tabata Amaral. A deputada incomoda muita gente. Há seis meses, apenas seu eleitorado sabia quem era a garota de origem humilde, que estudou em Harvard e chegou ao Congresso. Em pouco tempo conquistou um protagonismo que não passa impune.

 

Ciro Gomes é um dos incomodados com a rebeldia de quem ele adora reivindicar o apadrinhamento. "Eu recrutei", disse numa entrevista há cerca de um mês. Minha intenção era saber sobre o potencial da deputada, mas Ciro passou os minutos seguintes descrevendo como ele, muito astuto, despertou nela o interesse pela política. Deve ser indigesto.

Tabata incomoda os eleitores extremistas, que exigem fidelidade. É cedo para calcular o prejuízo, mas os ataques que enfrenta talvez saiam pela culatra e a enorme exposição multiplique seu capital político. Pode renascer gigante do episódio.

O partido abriu nesta quarta (17) processo que pode levar a expulsão dos deputados. Será mesmo que abrirá mão de tantas vagas no Congresso ou vai apenas ameaçar, intimidar, falar grosso? Resta saber quem gritará truco nessa história.

E, por fim, Tabata incomoda muito a velha esquerda. Não apenas por causa de sua independência, mas porque não há sequer um nome de ideologia "pura" que tenha conquistado metade do seu brilho e da sua relevância. Essa esquerda bolorenta continua falando dentro de sua bolha em nome do "povo" e, em vez de cair na real, brinca de trocar uma hashtag por outra. A da vez é #foratabata. Eleger Tabata como inimiga é coisa de quem não faz a menor ideia de como voltar a ser relevante.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas