Siga a folha

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Concurso literário do Itaú Cultural veta obras contra 'moral e bons costumes'

Itaú Cultural está com um concurso literário aberto, voltado para autores em início de carreira

Ilustração de Alexandre Rampazo no livro ‘O Burro Carregado de Sal’, no qual a autora, Silvana Salerno, reúne fábulas europeias, ocidentais e brasileiras - Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Itaú Cultural está com um concurso literário aberto, voltado para estudantes ou autores em início de carreira, que chamou a atenção dos escritores por conta do regulamento.

Chamado "Repertório de Utopias", o concurso tentou vetar, no item 10 de seu edital, que os textos selecionados atentassem "contra a moral e os bons costumes" — exigência rara em seleções do tipo.

O concurso visa selecionar textos para um antologia de contos, crônicas ou poemas que criassem utopias — a ideia, diz a apresentação, é ir contra a alegada tendência de distopias na literatura

Questionada pela coluna nesta quinta-feira (7) sobre a regra, a instituição disse que foi um equívoco e já alterou o regulamento disponível no site. Com isso, ficaram apenas os vetos que incluem plágio, ofensa a religiões e propaganda eleitoral, além de opinião político-partidária. As inscrições vão até 1º/3.

TERRA LUSA A editora Moinhos prepara para abril "O Poeta de Pondichéry", segundo lançamento de Adília Lopes, uma das mais aclamadas poetas portuguesas da atualidade, ainda pouco conhecida por aqui.

TERRA LUSA 2 Seguindo suas edições de poesia portuguesa, a editora mineira lança outro autor pouco lido no país. A casa publicará dois livros de Alexandre O'Neill, "Tempo de Fantasmas" e "No Reino da Dinamarca". É a primeira vez que o escritor será publicado no Brasil.

PSICANÁLISE A editora Ubu comprou os direitos das quatro principais obras do psicanalista britânico D. W. Winnicott, conhecido por seus trabalhos sobre a infância. O primeiro lançamento será "Brincar e a Realidade", que havia sido lançado pela Imago nos anos 1970 e estava fora de catálogo. O lançamento será em junho.

PSICANÁLISE 2 A ideia é publicar os outros títulos de dois em dois meses. A editora comprou também os direitos de "Bebês e Suas Mães", "Da Pediatria à Psicanálise" e "Tudo Começa em Casa".

ESCOLA A Rocco, por sua vez, publica em breve "The Topeka School", de Ben Lerner, sobre os conflitos de uma família que tenta educar o filho num ambiente conservador.

ÁGUA O vencedor do Goodreads Choice Award de 2017, "O Sal das Lágrimas", de Ruta Sepetys, será lançado no Brasil pela Arqueiro. O livro é inspirado no naufrágio do Wilhelm Gustloff, maior desastre marítimo da Segunda Guerra.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas