Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Bandido da Luz Vermelha, que estuprou mais de cem mulheres, ganha biografia

Livro de Gonçalo Junior será lançado no segundo semestre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

João Acácio Pereira da Costa, o Bandido da Luz Vermelha, que aterrorizou São Paulo nos anos 1960, vai ganhar uma biografia no segundo semestre.

“Famigerado! - A Vida e o Tempo de João Acácio, o Bandido da Luz Vermelha”, de Gonçalo Junior, deve chegar às livrarias até setembro, pela editora independente Noir.

O pesquisador resgatou as 22 mil páginas dos 88 processos judiciais contra o assaltante e estuprador, além de ter entrevistado mulheres que foram vítimas dele, entre elas uma senhora paulistana que levou um tiro a um centímetro do coração e sobreviveu —o criminoso teria atacado cerca de cem mulheres. Gonçalo Junior diz ainda ter colhido um depoimento do advogado de João Acácio.

Nos processos, o biógrafo conseguiu o mapeamento de 154 mansões paulistanas invadidas pelo bandido, além de laudos psiquiátricos depois que ele foi preso.

O livro deve mostrar como João Acácio começou cedo na vida de crimes, além de falar da obsessão do bandido pela cantora Wanderléa, cuja casa ele sonhava invadir para pedir a artista em casamento. Ele chegou a escrever cartas para ela da prisão.

Desenho da adaptação em HQ do 'Manifesto Comunista, feita por Martin Rowson, que a Veneta lança em março
Desenho da adaptação em HQ do 'Manifesto Comunista, feita por Martin Rowson, que a Veneta lança em março - Divulgação

PASSADO Está no prelo, pela Carambaia, o romance “Enervadas”, assinado pela madame Chrysanthème, pseudônimo de Cecília Bandeira de Melo Vasconcelos, autora da belle époque carioca. Raridade, a edição se baseará numa cópia encontrada pela crítica literária Beatriz Resende, que assina o posfácio da obra.

PASSADO 2 A autora, vinda de uma família de intelectuais, tem uma obra hoje quase desconhecida. No livro, ela conta a vida de um grupo de amigas —uma viciada em cocaína, outra ninfomaníaca, uma lésbica e uma mãe de família. Madame Chrysanthème faz um retrato da condição feminina no começo do século 20.

TEATRO A Temporal adquiriu os direitos de “The Power of Yes”, do dramaturgo britânico David Hare. É a primeira peça de Hare editada no Brasil, apesar de ele ter vindo à Flip em 2015, onde participou de uma das melhores mesas daquela edição. Premiada em 2009 pelo National Theatre de Londres, a peça mostra a busca de um dramaturgo para entender a crise de 2008.

TEATRO 2 A editora também vai publicar “Praça dos Heróis”, última peça de Thomas Bernhard, que é uma crítica política ao silêncio austríaco diante do antissemitismo. Em três atos, a obra conta a história de um professor judeu que se mata.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.