Siga a folha

'Ataques de Olavo de Carvalho a Villas Bôas são favelagem e passaram dos limites', dizem militares

Termos usados por guru de Bolsonaro fizeram a temperatura entre os militares subir novamente

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Os termos usados por Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, para se referir ao general Eduardo Villas Bôas, na terça (7), no Twitter, fizeram a temperatura entre os militares subir novamente.

SOU FÃ 

O guru afirmou que Villas Bôas, que o criticara um dia antes, era “um doente preso a uma cadeira de rodas”. Mesmo depois disso, foi elogiado publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro e por um dos filhos dele, Eduardo.

 

SÓ PIORA 

O texto foi considerado ainda mais ofensivo, em alguns círculos militares do Palácio do Planalto, do que os ataques de Carvalho ao general Santos Cruz, da secretaria de governo —a quem o guru  chamou de “merda” e “bosta”.

MORDAÇA 

No gabinete da vice-presidência, ocupada pelo general Hamilton Mourão, a ordem era nada comentar para não elevar a crise a níveis imprevisíveis, dado o inconformismo dos militares com o apoio de Bolsonaro ao guru.

GERAL 

No segundo escalão militar, que lota os gabinetes de ministros de Bolsonaro, a indignação era a mesma. 

Em mensagens de WhatsApp, coronéis se referiam às atitudes de Olavo de Carvalho, apoiado por Bolsonaro, como “favelagem”.

VOZ ALTA 

O ex-ministro Gustavo Bebianno, que coordenou a campanha de Bolsonaro e se mantém próximo de militares mesmo depois de demitido da Secretaria-Geral, quebrou o silêncio em relação ao governo para defender Villas Bôas.

ALVO 

“É um dos melhores seres humanos que já tive a oportunidade de conhecer. Exemplo de força, bravura, inteligência, serenidade e resiliência. Não pode ser alvo de ataques covardes e infames, como esses recentes, promovidos por teóricos remotos que só atrapalham o governo”, diz ele.

VAI TRABALHAR 

“O governo precisa entender a dureza e pragmatismo do mundo real e começar a trabalhar de verdade, em prol da nação. O general Villas Bôas merece respeito. Forças Armadas merecem respeito”, completa Bebianno.


A cantora Duda Beat está na capa da revista The Summer Hunter - Bruno Machado e Juliana Rocha

MÚSICA SOLAR

A cantora pernambucana Duda Beat está na capa da segunda edição da revista The Summer Hunter, que será lançada no dia 17 de maio no festival MECAInhotim


SINAL VERDE 

O TCU (Tribunal de Contas da União) suspendeu o veto que um de seus ministros havia imposto à Ancine de usar os recursos do fundo setorial do audiovisual. A agência de cinema agora pode funcionar plenamente, financiando produções nacionais.

SINAL AMARELO 

Ao mesmo tempo, o tribunal exigiu que a agência cumprisse os compromissos que assumiu de colocar em dia as análises de prestações de contas dos projetos beneficiados com recursos do fundo.

SUSPENSÃO 

O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu o edital da 34ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro. A corte acolheu pedido de liminar formulado em abril pela Rede de Teatro e Produtores Independentes.

NO PRAZO 

A Rede questiona o formato da comissão que julga os projetos inscritos no edital. A Secretaria Municipal de Cultura diz que foi notificada da decisão na última sexta-feira (3) e afirma que irá se manifestar dentro do prazo legal.

INÉDITO 

Entidades ligadas ao cinema nacional como o Siaesp (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de SP) e a Apaci (Associação Paulista de Cineastas) se manifestaram contra o que chamam de “fatos extremamente graves e nunca antes vistos no mercado de salas de cinema do país”.

EM CARTAZ 

As entidades reclamam da ocupação de 92,5% das salas de exibição com “Os Vingadores”. “Nos EUA esse mesmo filme não ultrapassou 12% das salas do país”, diz o texto. Eles afirmam que o longa “De Pernas para o Ar - 3” foi “sumariamente tirado de cartaz”.

NÃO PODE 

Na segunda (6), o ministro da Cidadania, Osmar Terra, assinou a cota de tela —regra que obriga cinemas brasileiros a exibirem filmes nacionais. Ainda não ficou definido qual será o percentual de ocupação dos cinemas.

PÁGINAS 

O livro “Garota, Pare de Mentir Para Você Mesma” será lançado pela editora Sextante no Brasil em junho. A obra está há 51 semanas na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times.


NA TELONA

O ator Leonardo Medeiros e o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, foram à pré-estreia de “Tunga: O Esquecimento das Paixões”, de Miguel de Almeida, no Itaú Cultural, na segunda (6). O editor Samuel Leon , a galerista Rosa Barbosa e a designer Elisa Stecca também compareceram


CURTO-CIRCUITO

O longa “45 Dias Sem Você” tem pré-estreia na quarta (8). Às 20h30, na Cinemateca Brasileira.

A mostra “Um Minuto Antes”, de Camila Alvite abre na quarta (8). Às 19h, na Bianca Boeckel Galeria.

Mariana Kupfer lança o livro “Eu, Mãe e Pai - A Maternidade Independente como Escolha”. Na quarta (8), na Livraria da Vila do JK Iguatemi.

O cantor Geraldo Azevedo lança o CD “Solo Contigo” em show. No dia 8 de junho, no Teatro Gamaro.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas