Siga a folha

Associação da Funarte repudia indicação de Roberto Alvim

Diretor que apoia Bolsonaro vai assumir a direção do Centro de Artes Cênicas da instituição

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Asserte (Associação de Servidores da Funarte) fez uma carta de repúdio à indicação do diretor Roberto Alvim para a direção do Centro de Artes Cênicas da instituição. O documento foi enviado ao ministro Osmar Terra (Cidadania), ao secretário especial da Cultura, Henrique Pires, e ao presidente da Funarte, Miguel Proença.

O diretor de teatro Roberto Alvim - Bruno Poletti/Folhapress

DISPUTA 

A associação diz que declarações de Alvim causaram “espanto”. O diretor convocou profissionais conservadores para “criar uma máquina de guerra cultural”. “Denunciamos o uso de cargo público para disputa ideológica, prática especialmente danosa na esfera das políticas públicas para as artes”, diz a nota.

DÚVIDA 

“Por que repudiar a presença de um profissional com 30 anos de trajetória dedicada ao teatro de arte no Brasil? Por meu alinhamento com os valores do governo Bolsonaro?”, questiona Alvim. “Isso é discriminação ideológica e configura um preconceito terrível, na medida em que nem sequer conversei com eles acerca de minhas propostas”, completa.

DÚVIDA 2 

O ministério e secretaria não vão comentar. A Funarte diz que Proença está de licença médica e que não vai responder no momento.

Leia a coluna completa aqui.

 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas