Siga a folha

Lula quer dialogar com militares ou com interlocutores deles

Ex-presidente quer entender a animosidade de setores das Forças Armadas contra ele e o partido

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O ex-presidente Lula quer buscar diálogo com militares ou com interlocutores deles. O petista já na cadeia dizia não entender o que considera nova postura de boa parte das Forças Armadas diante de temas como privatização.

O ex-presidente Lula discursa no caminhão de som em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, em São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress

O QUE SERÁ? 

Lula quer entender também a animosidade de setores das Forças Armadas contra ele e o partido.

NA HISTÓRIA 

Na época em que o STF (Supremo Tribunal Federal) votava o habeas corpus em que Lula pedia para não ser preso, em 2018, o então comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, chegou a escrever uma mensagem no Twitter condenando a “impunidade”. E dizendo que os militares estavam atentos “às suas missões institucionais”.

CURVA 

A mensagem foi entendida como tentativa de pressionar o Supremo para que a corte permitisse a prisão de Lula —que acabou ocorrendo.

ESPELHO 

A situação no Chile preocupa o ministro Paulo Guedes, da Economia —especialmente pela reação do presidente Jair Bolsonaro a cada notícia de protestos no país andino.

PULGA 

Bolsonaro tenderia a colocar o pé no freio de propostas liberais mais ousadas no momento, e que têm paralelo com o modelo econômico chileno, considerado exitoso por Guedes.

PÉ... 

A Câmara Municipal de São Paulo pode votar na terça sobre a criação de uma CPI para apurar supostas irregularidades na prestação de serviços de operadoras de transporte por aplicativo aos órgãos municipais. 

... NA TÁBUA 

A comissão foi proposta pelo vereador Adilson Amadeu (DEM) e também visa investigar a eventual sonegação de imposto por quilômetro rodado por parte das empresas.

CAIXAS 

A mudança da Cultura para o Ministério do Turismo, anunciada há dez dias, ainda não foi concretizada. 

CAIXAS 2 

Segundo a pasta da Cidadania, o processo segue em andamento. E não há previsão para que a transição seja concluída.


Alexandre Nero, na pele de Geraldo, em Filhos da Pátria, em cena que vai ao ar na terça-feira (19) - Paulo Belote/Globo

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO

O ator Alexandre Nero posa como o funcionário público Geraldo, personagem que ele vive na série “Filhos da Pátria”, da TV Globo, em cena que será exibida na terça-feira (19); a atração se passa no Brasil de  Getúlio Vargas


PASSAGEIROS 

O impacto ambiental causado por viagens aéreas já é colocado na balança por alguns turistas na hora de se locomover. Pesquisa da Ipsos aponta que 13% dos brasileiros entrevistados abririam mão do avião e usariam um transporte com menor emissão de carbono mesmo que a alternativa fosse mais cara ou menos conveniente.

ESCALA 

Outros 22% usariam um meio de transporte com menos emissão de carbono apenas se este não fosse mais caro ou menos confortável que um avião, e 15% não escolheriam a forma de se locomover baseados na emissão de carbono. A pesquisa online teve participação de 19 mil pessoas em 27 países. 

VOZ 

A perita Maria do Carmo Gargaglione dará uma palestra sobre perícias e inovações em um encontro organizado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro no dia 29. Ela foi a responsável pela análise do áudio do porteiro de Jair Bolsonaro —feita em menos de duas horas.

VOZ 2 

O trabalho, que desmentiu a versão do porteiro de que Bolsonaro havia autorizado um dos suspeitos de assassinar Marielle Franco a entrar em seu condomínio, foi contestado por associações de peritos, que consideram que ele não tem comprovação científica.

DE NOVO 

Uma nova perícia está sendo realizada e será entregue à Polícia Civil.

FALA, GALERA 

A atriz Bianca Rinaldi estreará um canal próprio no YouTube na quarta (20). Ela diz que contará suas experiências como mãe, mulher e atriz.

FALA, GALERA 2 

Entre os conteúdos abordados estarão pesadelos infantis e mudanças do corpo depois da maternidade.


ORQUESTRA EM CENA

O ator Miguel Falabella dirige a adaptação da opereta “A Viúva Alegre”, que estreou no Theatro Municipal, em SP, na quinta (14). O espetáculo tem regência do maestro Roberto Minczuk. A atriz Zezé Polessa, o diretor artístico do teatro, Hugo Possolo, e a empresária Bethy Lagardère estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

A Fiever celebra sua nova campanha com festa para convidados e presença do DJ Alok. O evento acontece na flagship store da rua Oscar Freire.

Arthur Igreja e Allan Costa lançam o livro “Rock in Rio – A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer”. Na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista, nesta segunda (18), às 18h.

O bar Balcão inaugura a exposição “Caleidoscópio Urbano”, com fotografias do dramaturgo Walter Macedo Filho. Nesta segunda (18), às 18h.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas