Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Índice de transmissão de Covid-19 cai em SP e prefeitura diz que mantém o controle

Secretário de saúde, Edson Aparecido, afirma que números permitem avaliação mais clara da situação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A cidade de São Paulo está conseguindo controlar os índices de transmissão do novo coronavírus em níveis menores do que os do estado, onde a Covid-19 está se alastrando em uma velocidade maior.

A boa notícia, para a capital, foi discutida em reunião do comitê de combate ao coronavírus no domingo (24). O secretário municipal de saúde, Edson Aparecido, participou do encontro.

O índice de reprodução do vírus (Rt) da cidade, que detecta para quantas pessoas cada infectado transmite a doença, está em 1.1, enquanto o do estado, incluindo o interior, chega a 1.7.

A capital já registrou índice de transmissão de 1.5.

"Estamos conseguindo manter o controle", diz Edson Aparecido. "O isolamento social que conseguimos com os bloqueios de trânsito, o rodízio e os feriados antecipados fizeram com que o número de infectados por 100 mil habitantes caísse", afirma ele.

A lotação das UTIs se mantém estável, em torno de 88%. O número de pacientes seguiu aumentando, mas a prefeitura conseguiu ampliar também o número de leitos.

A prefeitura contabiliza hoje 1.007 leitos de UTI para Covid-19. Destes, 286 foram alugados de 19 hospitais particulares.

​O controle da situação deve influenciar na decisão do governador João Doria, de SP, e do prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB-SP), sobre o prolongamento da quarentena em vigor e o eventual endurecimento, ou não, das medidas. "Mantendo os atuais níveis de transmissão, teremos um cenário mais claro mais à frente", diz ele.​

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas